Cientistas Planetários Criam Mapa Mostrando a Localização e Diâmetro de 85 Mil Vulcões em Vênus

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, dando continuidade a notícia de dias atrás sobre evidencia de atividade vulcânica no Planeta Vênus (veja aqui), segue a notícia que foi postada ontem (30/03) no site ‘Canaltech’ destacando que os cientistas planetários Paul Byrne e Rebecca Hahn, da Universidade de Washington, criaram um mapa com dezenas de milhares de vulcões em Vênus. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço 
 
Mapa Mostra Localização e Diâmetro de 85 Mil Vulcões em Vênus
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
30 de Março de 2023 às 15h46
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-CALTECH/PETER RUBIN

Os cientistas planetários Paul Byrne e Rebecca Hahn, da Universidade de Washington, criaram um mapa com dezenas de milhares de vulcões em Vênus. O mapa pode ajudar a identificar de onde virá a próxima erupção no planeta, sendo foi produzido com dados da missão Magellan, da NASA, e mostrando 85 mil vulcões com até 5 quilômetros de diâmetro.
 
Com a descoberta de evidências de vulcanismo ativo em Vênus, é importante conhecer aspectos como onde os vulcões estão concentrados, quantos deles existem e qual tamanho têm. Tais questões são abordadas no estudo, de modo que o mapa revela detalhadamente a localização dos vulcões, como estão agrupados e como a distribuição espacial se compara com as propriedades geofísicas do planeta.
 
“Tivemos a ideia de juntar tudo em um catálogo global porque ninguém fez isso nessa escala antes”, disse Hahn. “Foi entediante, mas eu tinha experiência com o software ArcGIF, que é o que usei para construir o mapa. Essa ferramenta não estava disponível quando os dados [da missão Magellan] foram disponibilizados durante a década de 1990”, disse ela.
 
A missão Magellan chegou a Vênus em 1990 e estudou o planeta a partir de sua órbita por quatro anos. Esta foi a primeira missão espacial capaz de mapear, com imagens, toda a superfície venusiana, descobrindo que fluxos vulcânicos compõem pelo menos 85% dela.
 
Você pode ver o mapa no tweet abaixo, postado por Byrne:
 

Mas, embora Vênus tenha vulcões em quase toda sua superfície, foi descoberto que há uma quantidade relativamente menor daqueles com diâmetro entre 20 e 100 km. Essa característica pode ser resultado da disponibilidade de magma e taxa de erupções. Já os vulcões com menos de 5 km de diâmetro são os mais comuns e representam 99% dos dados obtidos.
 
Você pode ficar surpreso com a existência de mais de 80 mil vulcões em Vênus, mas para Hahn este é um número conservador, já que pode haver centenas de milhares de outras formações geológicas com propriedades vulcânicas por lá. Contudo, como seriam pequenas, elas acabam passando despercebidas.
 
“Analisamos a distribuição com diferentes técnicas espaciais para descobrir se os vulcões estão agrupados ao redor de outras estruturas em Vênus ou se ficam em certas áreas”, disse Hahn. Seu colega Byrne acredita que a nova base de dados vai ajudar cientistas a investigar mais lugares para procurar evidências de atividade geológica recente em Vênus.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Journal of Geophysical Research.

Comentários