'Sonda Solar Parker' da NASA se Alinha Com Outras Três Missões Espaciais em Sua '15ª Aproximação do Sol'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (23/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a Sonda Parker Solar Probe da NASA, fez a sua 15ª Aproximação do Sol e se alinhando com três outras sondas, as missões Solar Orbiter, BepiColombo (da Agência Espacial Europeia) e a Solar Terrestrial Relations Observatory-A (da NASA). Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Solar Parker Faz Sua 15ª Aproximação do Sol e Se Alinha Com Três Outras Sondas
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
23 de Março de 2023 às 16h56
Fonte: NASA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

No dia 17 de março, a Parker Solar Probe, da NASA, completou sua 15ª aproximação ao Sol e chegou a cerca de 1,6 milhão de km da superfície solar. Dessa vez, a sonda estava na linha de visão da Terra, o que favoreceu a observação do Sol em conjunto com outros observatórios.
 
Além da Parker, as missões Solar Orbiter, BepiColombo (da Agência Espacial Europeia) e a Solar Terrestrial Relations Observatory-A (da NASA), observavam o Sol na mesma ocasião, quase do mesmo ângulo.
 
Essas ocasiões são relativamente raras, porque as aproximações da Parker costumam acontecer longe da nossa vista. Posições privilegiadas como a última ocorre a cada três ou quatro órbitas, e sempre favorecem uma observação mais completa do Sol.
 
O encontro das quatro sondas em ângulos semelhantes, na mesma direção da Terra, significa que os astrônomos podem coletar dados dos mesmos fenômenos acontecendo no Sol, ao mesmo tempo, usando estes quatro observatórios espaciais.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
As sondas estavam quase perfeitamente alinhadas entre si e a Terra estava próxima desse alinhamento.
 
Isso faz muita diferença, pois cada instrumento é ajustado para capturar dados em determinados comprimentos de ondas e em diferentes detalhes. A observação combinada enriquece o conjunto de dados de um modo que uma única sonda não poderia fazer.
 
A comunidade científica aproveitou a ocasião para usar também os telescópios terrestres — mais de 40 observatórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia usaram seus telescópios de luz visível, infravermelha e rádio para enriquecer ainda mais as observações.
 
Falha e Recuperação da Solar Parker Probe
 
No dia 12 de fevereiro, durante uma atualização de software, um instrumento da Parker Solar Probe da NASA foi desligado pelo sistema de autonomia da espaçonave e, em seguida, ligado outra vez, antes da instalação completa.
 
Com isso, a equipe teve que desligar o instrumento e esperar uma nova oportunidade para completar a atualização sem que o Sol atrapalhasse a conexão. Essa oportunidade aconteceu um mês depois, no dia 10 de março, pouco antes do seu 15º encontro com o Sol.
 
Segundo a NASA, o procedimento de instalação foi bem sucedido e a espaçonave já estava funcionando conforme o esperado durante a aproximação do dia 17 de março. 

Comentários