Startup Espanhola Deverá Lançar ao Espaço Ainda Essa Semana o Seu Primeiro Foguete de Sondagem, o MIURA 1

Olá leitores e leitoras do BS
 
Segue abaixo amigos e amigas uma interessante matéria postada dia (13/03) no site espanhol ‘Microsiervos’, tendo como destaque o Foguete de sondagem Miura-1 da startup espanhola ‘PLD Space’, que está preste a realizar o seu primeiro voo. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Notem pela matéria abaixo que esta startup espanhola também enfrentou grande descrédito nos doze anos que levou para chegar a este momento, mas agora parece que o universo onde ela está inserida começa a conspirar a seu favor e até o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA) do Ministério da Defesa Espanhol parece está colaborando. Pois é...
 
Outra coisa, aproveitando o momento, segue abaixo na matéria pintada de amarelo uma mensagem bem clara para a nossa 'Gloriosa FAB'.
 
Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Eugênio Preza pelo (editor da revista digita EP.Space.BR) pelo envio dessa notícia. 
 
Brazilian Space
 
ESPAÇO 
 
O Miura 1 da PLD Space Já Está na Plataforma de Lançamento 
 
POR @WICHO 
13 de março de 2023 
Fonte: site espanhol Microsiervos – https://www.microsiervos.com
 
Foto: Wicho/Microservos
O Miura 1 e um espaço feliz e perturbado.
 
Ontem tive a oportunidade de ver com os meus próprios olhos – permitam-me o pleonasmo – o primeiro foguete PLD Space Miura 1 na sua plataforma de lançamento nas instalações da INTA em El Arenosillo, em Huelva; Também pude passar algum tempo na sala de controle da missão.
 
Mas não, antes de mais nada, ainda não sabemos a data de lançamento. Por enquanto, só podemos dizer que será uma quinta-feira, sexta-feira ou sábado, porque esses dias os bancos de pesca do Huelva tinham estão fechados e o foguete decola em direção ao mar. Isso, por segurança, obriga a fechar uma área de cerca de 120 quilômetros de comprimento por 30 de largura. O horário programado para a decolagem, seja qual for o dia em que ocorra, é 7h30 da manhã.
 
Antes de poder pedir à INTA para autorizar o lançamento PLD está trabalhando nos últimos testes de integração do foguete e da plataforma; e, em seguida, um teste de ignição estática do motor Teprel-B do foguete virá.
 
Foto: Wicho/Microservos
Alguns dos cabos que ligam o computador de controle de lançamento com a plataforma. Para ser contado em casa mais tarde.

Mas sim, haverá uma transmissão ao vivo do lançamento. Além das mais de 60 câmeras na plataforma de lançamento e seus arredores, o Miura 1 monta quatro câmeras, por isso as imagens prometem ser variadas e interessantes. 
 
O que você não será capaz de fazer é chegar muito perto de ver o lançamento pessoalmente. El Arenosillo é uma área restrita e no dia do lançamento, novamente por segurança, os acessos serão fechados. Haverá também um dispositivo para monitorar a zona de exclusão no mar. Para o que é qualquer consolo, as pessoas de PLD também não poderão vê-lo ao vivo, mas estarão na sala de controle.
 
Foto: Wicho/Microserfs
Uma das telas de telemetria do centro de controle de lançamento.
 
Ver o Miura 1 levantado com seus doze metros de comprimento na plataforma de lançamento tem sido uma experiência e tanto. É muito diferente ler essa figura ou ter visto fotos do foguete do que se ver sob ela. Esses doze metros têm aproximadamente o comprimento de uma casa de quatro andares – ou mais de seis vezes a minha, e eu não sou exatamente curto – e pensar que isso vai disparar para cima impressiona.
 
Mas também tem sido emocionante ver o foguete como real e tangível. E se foi para mim, imagine para aqueles que trabalham no PLD Space: não devemos esquecer que é o resultado de doze anos de esforço não só contra problemas técnicos, mas contra o ceticismo generalizado. Raúl Torres, um dos fundadores da empresa, disse-me que, de facto, tem sido mais difícil lutar contra isso e obter financiamento do que contra problemas técnicos; diz Ezequiel Sánchez, presidente da empresa, que o financiamento é o subsistema mais complicado do foguete.
 
A PLD planeja fazer dois lançamentos do Miura 1 antes de se concentrar inteiramente no Miura 5, que é seu lançador orbital. A ideia é que tudo o que aprenderem com o 1 servirá – na verdade, já está servindo – para o desenvolvimento do 5, que eles esperam ter fabricado e testado até meados de 2025 para um primeiro lançamento no final desse ano. O Miura 5 decolará do porto espacial de Kourou. Se você tem que ir lá para vê-lo, você sai.
 
O objetivo da PLD é lançar o segundo – e último – Miura 1 antes do final de 2023. Mas não se esqueça, de qualquer forma, que há um risco real de que o Miura 1 sofra algum tipo de problema em seu primeiro lançamento, então tudo depende de como as coisas vão.
 
A empresa está no Twitter como @PLD_Space. Você também pode dar uma olhada nas redes de @ControlMision@doctorfision@Eurekablog@geologoenapuros e @SpaceNosey que ontem também estavam em El Arenosillo e eu sei que eles alucinaram tanto quanto eu, embora não mais porque é impossível. 
 

Comentários

Postar um comentário