NASA Acredita Que a 'Missão Artemis II' Poderá Ser Lançada em Novembro de 2024

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (08/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a NASA anunciou durante uma conferencia realizada na última terça-feira (07) que ela acredita que será possível o lançamento da Missão Artemis II em novembro de 2024. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Será mesmo? Estamos na torcida. Sinto que meu tempo está acabando, e antes de me juntar aos meus parentes e amigos em outro universo, espero poder está por aqui para acompanhar de perto esse grande momento da humanidade. Para mim já foi espetacular ter acompanhado junto com meu pai o lançamento da Missão Apollo 11 e fecharia meu período de vida com Chave de Ouro se pudesse acompanhar por completo as Missões Artemis II e III. Quiçá possa acontecer.
 
Avante MISSÃO ARTEMIS II!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
NASA Ainda Quer Lançar Missão Artemis II à Órbita da Lua em 2024
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
08 de Março de 2023 às 12h05
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A NASA acredita que será possível lançar a missão Artemis II, que levará novos astronautas para a órbita da Lua, em novembro de 2024. A estimativa foi divulgada pela agência espacial durante uma conferência realizada nesta terça-feira (7) para discutir os resultados da missão Artemis I e os próximos passos no programa Artemis.
 
Lançada em novembro de 2022, a Artemis I foi um teste de voo não tripulado, em que o foguete Space Launch System (SLS) lançou a cápsula Orion rumo à Lua para demonstrar os sistemas da nave no espaço, e garantir que ela faria uma reentrada e amerissagem (pouso no mar) em segurança. Desde o retorno da nave, em dezembro, os engenheiros analisaram os dados para confirmar as observações iniciais do sucesso da missão.
 
De acordo com informações da NASA, o foguete SLS voou com precisão durante a missão, e todos os seus sistemas cumpriram — e, em vários casos, foram além — das expectativas de performance. Já a Orion cumpriu os 161 objetivos propostos para demonstrar todos os aspectos do voo, incluindo ainda 20 outros adicionados durante a missão.
 


John Honeycutt, gerente do programa do SLS, afirmou durante a conferência que a agência ficou surpresa com o desempenho do veículo e da nave Orion durante a missão, o primeiro teste de voo do SLS e o segundo da cápsula. “Continuamos vendo um desempenho excelente do SLS, que fez um ótimo trabalho e cumpriu todas as nossas expectativas e, na verdade, foi além da maioria delas”, disse.
 
No entanto, isso não significa que todos os aspectos correram perfeitamente. Segundo os gerentes de programa na NASA, o escudo térmico da nave Orion perdeu mais material do que o esperado após a reentrada. “Parte do material carbonizado que esperamos receber de volta foi eliminado de forma diferente do que os modelos e nossos testes em solo previram”, observou Howard Hu, gerente do programa da Orion.
 
Apesar do desempenho do material, os oficiais da NASA destacaram que estão confiantes de que a missão Artemis II será lançada dentro do cronograma planejado. “Estamos fazendo um grande progresso na parte da Orion, então estou muito animado para finalizar esta tarefa, aplicar as lições aprendidas para a Artemis II e ver a tripulação voar”, acrescentou Hu.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Skip Williams)
Técnicos analisando o escudo térmico da Orion.
 
Hu estima que o módulo da tripulação da Orion deve ser acoplado ao módulo de serviço em junho, e que os engenheiros devem começar a instalação da cápsula no foguete no primeiro trimestre de 2024. Já Jim Free, administrador associado de desenvolvimento de sistemas de exploração da NASA, estima que a missão Artemis III pode ser lançada um ano após a Artemis II.
 
Entretanto, ele observou que este cronograma dependerá do desenvolvimento de outros elementos. “Nosso plano sempre foi 12 meses, mas ainda há desenvolvimentos significativos que precisam acontecer”, disse. “É essa a natureza de tentar levar pessoas para a Lua”.

Comentários