Cientista Estadunidense Afirma Ter Criado Conceitualmente Uma Máquina do Tempo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma interessante notícia postada ontem (06/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que cientista estadunidense diz ter conseguido desenvolver conceitualmente uma máquina de laser capaz de realizar uma viagem temporal. Isso mesmo amigos e amigas, uma Máquina do Tempo. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos e amigas, venho tentando acompanhar o trabalho do Dr. Ronald Mallett desde que pela primeira vez tive acesso a informação do trabalho que ele estava realizando, motivado pelo desejo que tinha de rever o seu pai que havia perdido muito jovem em 1955 (como citado na matéria abaixo). Afinal amigos e amigas, compartilhava de um desejo semelhante, pois apesar de ter convivido com meu pai desde que nasci e só tê-lo perdido aos seus 86 anos, gostaria de poder retornar a sua infância, e assim tentar compreender um pouco melhor o homem extraordinário que veio a se tornar, não só para a sua própria família, mas para todos que tiveram o privilegio de conhece-lo e beber de sua grande e extraordinária sabedoria, Nesse momento, após 7 anos de sua passagem, esse espírito iluminado deve ter retornado a Galáxia de Andrômeda, de onde costumava dizer ser originário. Que descase em paz meu querido pai, muita saudade de ti.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Cientista Diz Ter Criado Uma Máquina do Tempo
 
A maquina do tempo desenvolvida por Ronald Mallett usa um conceito de laser rotativos para dobrar o espaço-tempo
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
06/03/2023 09h40
Atualizada em 06/03/2023 21h13
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O conceito de viajar no tempo é muito discutido pelos cientistas. Alguns apontam que viajar para o futuro, teoricamente, é possível. Enquanto ir ao passado é um desejo irreal. Mas esse pesquisador aponta que conseguiu desenvolver uma máquina de laser capaz de realizar essa viagem.
 
* Ronald Mallett tem trabalhado em uma máquina do tempo que usa lasers rotativos para viajar no tempo;
 
* Ela é baseada na teoria da relatividade de Albert Einstein, de 1905, que classifica o espaço-tempo como relativo;
 
* A máquina criada por Mallett teoricamente capaz de dobrar o tempo, permitindo viajar até no máximo para o momento em que a máquina foi ligada;
 
Mallet, hoje aos 77 anos, é ex-professor de física da Universidade de Connecticut e apaixonado por viagens no tempo desde quase seus 10 anos de idade, que foi quando seu pai morreu. Essa paixão por construir um mecanismo que permite viajar para o passado surgiu após ele ler “A Máquina do Tempo”, de HG Wells, e enxergar uma possibilidade de voltar no tempo para salvar seu pai de um infarto.
 

A grande inspiração para ele desenvolver a maquina foram os buracos negros, mais especificamente buracos negros em rotação, capazes de permitir algo chamado arrasto de quadro, ou arrasto de espaço-tempo. Isso porque eles possuem dois horizontes de eventos, um externo e outro interno.  
 
O Conceito da Máquina do Tempo 
 
A ideia do físico é criar um buraco negro artificial. Ele acredita que um laser circular e que gire em loop, permitiria que um campo gravitacional que permitisse loops no tempo fosse criado. Um protótipo criado por ele é capaz de liberar feixes de luz de rotação contínua, e já está ligado desde 2019. Segundo ele, em resposta ao The Guardian, se “a luz pode criar gravidade e se a gravidade pode afetar o tempo, a própria luz pode afetar o tempo”.
 
“Digamos que você tenha uma xícara de café à sua frente agora. Comece a mexer o café com a colher. Começou a girar, certo? É isso que um buraco negro em rotação faz. Na teoria de Einstein, o espaço e o tempo se relacionam. Por isso é chamado de espaço-tempo. Então, conforme o buraco negro está girando, ele vai causar uma torção no tempo.” 
 
Ronald Mallett, em resposta ao The Guardian
 
Alguns críticos alegam que a máquina do tempo de Mallett teria que ser tão grande quanto o universo conhecido, o que seria impossível. No entanto, o físico é mais otimista, ele se compara aos irmãos Wright, que teriam criado o avião.
 
“Primeiro, eles realmente construíram um túnel de vento para determinar as melhores configurações para as asas das aeronaves. Quando se trata de uma máquina do tempo, precisamos construir o túnel de vento antes de pensarmos na construção do avião.” 
 
Ronald Mallett 
 
Ele ainda completa que pensar no tamanho de sua máquina do tempo agora, seria como pedir aos irmãos Wright pensassem já em como levar a humanidade à Lua, logo após o primeiro voo do planador projetado por ele. Ele conclui suas respostas às críticas dizendo que independente do tamanho, o conceito já está pronto, e envolve laser rotativos.
 
Mallett acredita que sua ideia realmente seja promissora, no entanto não poderá o levar para tão longe quanto ele pretendia, em 1955, quando seu pai morreu. Isso porque se a máquina funcionar, ela permitirá voltar ao passado até o momento em que o loop foi acionado, em 2019.
 
Apesar disso, ele continua esperançoso com o que a máquina de laser rotativo pode fazer principalmente no que diz respeito ao Covid-19 e catástrofes naturais.
 
“Vamos supor que já tivéssemos esse aparelho funcionando há alguns anos, e agora temos remédios que podem curar a Covid. Imagine se pudéssemos prever com precisão quando ocorrerão terremotos ou tsunamis. Então, para mim, abri a porta para essa possibilidade.” 
 
Ronald Mallett

Comentários