Foguete 'New Shepard' da Blue Origin Já Está Parado Há 6 Meses, Após Falha em Seu Último Lançamento

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (07/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o foguete New Shepard da empresa Blue Origin está parada há 6 meses por conta da empresa está ainda investigando as falhas que ocorreram em seu último lançamento. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Foguete da Blue Origin Está Parado Há Meses Após Falha em Lançamento
 
A principal cápsula de tripulação da Blue Origin encontra-se parada desde setembro do ano passado devido a anomalias em um lançamento
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
07/03/2023 - 12h17
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A Blue Origin é uma das empresas pioneiras no turismo espacial, mas o avanço do programa da companhia do dono da Amazon, o bilionário Jeff Bezos, parece estar indo bem mais lento do que o esperado.
 
O chefe do programa New Shepard, Gary Lai, anunciou na última semana que a principal nave espacial da empresa, destinada ao turismo, está parada há 6 meses. Isso porque a Blue Origin têm investigado falhas que ocorreram em um lançamento.
 
Durante um lançamento sem tripulação, em setembro de 2022, o motor de escape e o paraquedas da New Shepard dispararam um minuto após levantar voo.
 
“Estamos investigando essa anomalia agora, a causa disso. Vamos chegar ao fundo disso. Não posso falar sobre cronogramas ou planos específicos para quando resolveremos essa situação, além de dizer que pretendemos voltar aos negócios assim que estivermos prontos.”
 
Gary Lai, arquiteto-chefe do New Shepard, em uma conferência
 
O foguete da empresa de Bezos, lançado em 12 de setembro de 2022, possuía apenas experimentos a bordo de sua cápsula e programados para serem levados a cerca de 100 quilômetros em órbita acima da Terra. No entanto, o incidente logo após o lançamento fez com que a missão fosse abortada. Segundo a Space.com, os propulsores da New Shepard que eram programados para serem reutilizados, se perderam no ocorrido.
 
Imagem: Blue Origin
New Shepard Blue Origin lançamento.
 
No entanto, tanto no primeiro anúncio após o ocorrido, quanto em comunicados mais recentes a Blue Origin alega que apesar da aparente falha, o foguete repetiu os mecanismos de escape da forma planejada.
 
“Posso dizer com certeza que o ambiente de aceleração que experimentamos foi exatamente o que previmos. Foi exatamente para o que os astronautas foram treinados.” 
 
Gary Lai 
 
No entanto, apesar da falha, os planos da empresa continuam os mesmos, fazendo com que o turismo suborbital prospere. Mas, no momento isso parece uma visão bastante otimista, visto que a cápsula de tripulação New Shepard continua parada.

Comentários