Tecnologia Desenvolvida Por Empresa Brasileira Foi Usada em Lançamento do Foguete HANBIT-TLV da Base de Alcântara

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma curiosa notícia publicada ontem (24/03) no site “Poder Aéreo”, destacando  uma tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira ‘Concert Technologies’ foi usada no lançamento recente do Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV da  Base de Alcântara. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Bom amigos e amigas do BS, sinceramente eu não sei o quanto tecnologicamente é relevante essa tecnologia desenvolvida por essa empresa brasileira ‘Concert Technologies’, mas tá aí a notícia.
 
Brazilian Space
 
Home
 
Tecnologia Brasileira é Usada em Lançamento de Foguete Sul-Coreano em Alcântara
 
Por Redação Forças de Defesa
24 de março de 2023
DIVULGAÇÃO: EH!UP Comunicação Inovadora
Fonte: Site Poder Aéreo - https://www.aereo.jor.br
 

Painel de Disparo de Foguete Foi Desenvolvido pela Concert Technologies
 
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, estreou seu novo Painel de Disparo de Foguetes (PDD-200) no último domingo, 19 de março. Desenvolvido pela empresa brasileira Concert Technologies, o equipamento é uma evolução do 1º Painel de Disparo, homologado pela NASA na década de 90, e tem a função de autorizar a ignição dos veículos espaciais, após certificar-se que todas as condições necessárias para o lançamento foram satisfeitas.
 
O PDD-200 foi usado no lançamento do foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, que testou o primeiro estágio do seu veículo lançador de satélites, levando como carga útil o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV) – dispositivo que usa sensores de movimento e de rotação para calcular continuamente a posição, orientação e velocidade de um objeto em movimento, sem a necessidade de referências externas.
 
A expectativa em torno do equipamento de disparo era grande, uma vez que a autorização para início do procedimento estava sendo feita manualmente, gerando grande tensão ao time responsável em razão dos riscos envolvidos nesse tipo de acionamento. A Concert já estava em fase de conclusão do PDD-200 quando, em janeiro, recebeu o desafio de adaptar o sistema para permitir a integração com o lançamento da Innospace. “Ficamos honrados com o desafio e, no mês seguinte, entregamos o equipamento já com a solução solicitada”, destacou o presidente da Concert Technologies, Ângelo Fares.
 
O projeto foi todo modernizado, tornando-o compatível com outros sistemas de lançamento por meio da aplicação de um padrão de envio de sinal, que pode ser adaptado às necessidades das empresas que pretendem lançar seus foguetes do CLA. Além da redução do tamanho e peso do painel, visando maior conforto e agilidade no deslocamento e instalação, o PDD-200 também ampliou a confiabilidade do sistema, eliminando pontos externos de possíveis falhas.
 
O maior desafio, segundo Ângelo, foi compatibilizar os requisitos do CLA com a manutenção da filosofia de funcionamento consagrada no setor aeroespacial, que tem como característica manter projetos já testados e homologados. “Toda a parte eletrônica que implementa a cadeia lógica da decisão de lançar (Go/NoGO) foi executada utilizando a lógica de relés, exatamente como em seu predecessor, enquanto a parametrização, controle, supervisão operacional e comunicação com os outros sistemas do CLA foi modernizada, utilizando tecnologias state-of-the art.”, destaca.
 

A contratação da empresa ocorreu por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), que destinou recursos para a aquisição de materiais para os sistemas de Sincronização, TOP-Decolagem e Painel de Disparo do Centro de Lançamento de Alcântara. Nesse contrato, foram fornecidos 35 novos equipamentos, dentre eles três painéis de disparo. “Ainda que o contrato fosse para fornecimento dos equipamentos conforme projeto original, a Concert, por estar comprometida com o sucesso do cliente e com o programa espacial brasileiro, utilizou recursos humanos e financeiros próprios para modernizar os equipamentos e entregar o máximo de valor possível para o CLA”, frisou Ângelo.
 
O Painel de Disparo é um sistema fundamental para a segurança das operações de lançamento. A partir de intertravamentos físicos e lógicos, garante que o lançamento somente ocorrerá nas condições ideais. O PDD-200 utiliza tecnologias de última geração, como processador de arquitetura ARM, comunicação Gigabit Ethernet e projetos eletrônico e mecânico, totalmente desenvolvidos com ferramentas CAD/EDA 3D e montagem eletrônica em SMD utilizando preceitos da Indústria 4.0.
 
“Esse sistema é o último elo do sistema de controle da cronologia do lançamento de um foguete. Dessa forma, nenhum foguete é lançado sem que passe por ele e, nos casos dos foguetes brasileiros, ele é o responsável de fato pela ignição. Portanto, é um sistema fundamental para a segurança de todos os envolvidos na operação e para o sucesso da etapa de lançamento da mesma”, explica o presidente da Concert.
 
O projeto de modernização foi apresentado e aprovado, sempre respeitando o design operacional que garante a segurança da solução e o contexto operacional do cliente. A expectativa é que o PDD-200 seja utilizado também em outros centros de lançamento públicos e privados.
 
De acordo com o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o sucesso do lançamento do HANBIT-TLV ratifica que o Centro de Lançamento de Alcântara está totalmente apto para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança.
 

Sobre a Concert – Com mais de 40 anos de expertise nos setores aeroespacial e de energia, a Concert soluciona grandes desafios operacionais de seus clientes por meio de recursos de engenharia, automação, inteligência artificial, entre outras tecnologias. Desenvolve sistemas para monitoramento e gerenciamento de dispositivos em tempo real e fornece mão de obra para operação, suporte e comissionamento de subestações elétricas. A empresa possui unidades de negócios em Minas Gerais, São Paulo e Maranhão – onde atende o Centro de Lançamento de Alcântara.

Comentários

  1. Então o aluguel o CLA trouxe algum benefício tecnológico à indústria brasileira. Isso é ótimo, espero que traga muitos ainda, embora aparentemente o objetivo seja apenas econômico.

    ResponderExcluir
  2. não foi esse sistema de sincronização que falhou em dezembro causando o adiamento do voo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul Carlos Produções!

      Não temos essa informação infelizmente.

      Excluir

Postar um comentário