Sonda Espacial 'Danuri' da KARI Sul-Coreana, Tira Bela Foto da Borda da 'Cratera Marvin' do Polo Sul Lunar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (23/03) no site ‘Canaltech’ destacando que a sonda sul-coreana Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), também chamada de Danuri, tirou uma bela foto da borda da Cratera Marvin que fica localizada no polo sul lunar. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Interior de Cratera Lunar Escura é Revelado em Fotos da Sonda Danuri 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
23 de Março de 2023 às 12h43
Fonte: ShadowCam
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/KARI/Arizona State University

A sonda sul-coreana Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), ou Danuri, tirou uma bela foto da borda da cratera Marvin, próxima do polo sul lunar. O registro foi feito pela câmera ShadowCam no fim de fevereiro e mostra parte da formação com 4,6 km de diâmetro, localizada a 26 km do polo sul da Lua.
 
Desenvolvida pela NASA, a câmera ShadowCam tem alta sensibilidade e foi criada para detectar luz refletida. Na prática, isso permite que as regiões lunares em sombras permanentes sejam reveladas, como aconteceu nas imagens das paredes e interior da cratera Shackleton, capturadas pelo instrumento.
 
O nome da cratera homenageia Ursula Marvin, geóloga planetária pioneira. O interior da formação está imerso em sombras permanentes, mas graças à alta sensibilidade da ShadowCam, foi possível revelar as formações.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/KARI/Arizona State University)
Borda da cratera Marvin, na Lua, fotografada pela câmera da sonda Danuri.
 
Talvez você tenha percebido que a imagem acima mostra diferenças na iluminação das formações dentro e fora da borda da cratera Marvin. Estas variações foram causadas por uma luz fraca dispersa por montanhas próximas, que iluminaram o relevo.
 
É por isso que as crateras na foto contêm diferenças na direção da iluminação. Assim, esta e outras imagens de alta resolução capturadas pelo instrumento podem ajudar os cientistas a compreender melhor a evolução lunar, a água congelada nas regiões em sombras e até ajudar na seleção de locais de interesse para missões do programa Artemis.
 
A sonda sul-coreana contém a ShadowCam, da NASA, e outros cinco instrumentos de instituições nacionais a bordo. Ela foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial Sul-coreano e foi lançada pela SpaceX em agosto do ano passado; já em dezembro, ela entrou na órbita lunar.

Comentários