Primeiro Foguete Produzido Com Impressão 3D Sofre Aborto Automático Pouco Antes de Seu Lançamento

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (09/03) no site ‘Canaltech’ destacando que o lançamento do primeiro Foguete produzido com Impressão 3D sofreu um aborto automático quando faltavam cerca de 70 segundos para o início da sua missão. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Lançamento de Primeiro Foguete Produzido Com Impressão 3D é Suspenso
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
09 de Março de 2023 às 13h23
Fonte: Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Relativity Space

A startup Relativity Space suspendeu a primeira tentativa de lançamento do foguete Terran 1, o primeiro com 85% de sua estrutura produzida por impressão 3D. O veículo seria lançado nesta quarta-feira (8) de uma plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, mas sofreu um aborto automático quando faltavam cerca de 70 segundos para o início da missão.
 
A janela de três horas para o lançamento foi iniciada às 15h, no horário de Brasília, e a empresa decidiu aguardar mais tempo para garantir que o propelente do veículo estaria na temperatura adequada. Segundo publicações no Twitter, foi preciso abortar a missão em função dos “limites excedentes de critérios para confirmação do lançamento” relacionados às temperaturas do segundo estágio do foguete.
 
“Embora obviamente tivéssemos grandes esperanças para lançar o Terran 1 hoje, vamos continuar com uma abordagem cautelosa, para que possamos finalmente ver esse foguete chegar ao Q máximo e além”, disse Arwa Tizani Kelly, gerente de programa, testes e lançamento da Relativity Space. Em sua fala, ele se referiu ao período de pressão dinâmica máxima que o foguete sofre durante o lançamento.
 
Ainda na quarta-feira (8), a empresa anunciou em outro tuíte a data da nova tentativa de lançamento. “Jogador pronto? Sim. A janela para nossa próxima tentativa foi confirmada neste sábado, das 15h às 18h. #GLHF”, publicaram, no Twitter. A sigla “GLHF” representa “Good Luck, Have Fun” ("Boa Sorte, Divirta-se", em tradução livre), o nome da missão.
 
Em fevereiro, a Relativity Space anunciou que tentaria lançar o veículo sem realizar o teste de ignição estática do primeiro estágio, um procedimento em que os motores são acionados, mas ele se mantém em solo. Segundo um representante da empresa, eles preferiram não realizar o teste para diminuir o desgaste no veículo, correndo o risco de abortar a primeira tentativa de lançamento.
 
O foguete Terran 1 tem 33 metros de altura, e foi projetado para levar cargas úteis de até 1.250 kg à órbita baixa da Terra, e pode lançar ainda 900 kg de cargas à órbita heliossíncrona. Além deste veículo, a empresa está trabalhando também no Terran R, um foguete que promete ser totalmente reutilizável e que será capaz de levar mais de 20 toneladas de cargas à órbita.

Comentários

  1. Empresa norte-americana Relativity Space - através do seu foguete foguete Terran 1, em breve Rumo ao Espaço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário