Sonda Espacial MRO da NASA Encontra Círculos de Areia Incomuns na Superfície do Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma interessante notícia postada ontem (03/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a Sonda Espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA  encontrou ‘Círculos de Areia’ Incomum na superfície marciana. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Marte: NASA Encontra Círculos de Areia Incomuns
 
Dunas são normais no planeta vermelho, mas sua forma não costuma ser circular
 
Por Rodrigo Mozelli
03/03/2023 - 19h20
Fonte: Com informações de CNET 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem destacada: NASA/JPL-Caltech/UArizona

A nave MRO da NASA encontrou algo um tanto incomum em Marte: “bolinhas”, círculos de areia, dunas – dá para chamá-las dessas formas.
 
A câmera do MRO HiRise já havia tirado fotos de belas dunas anteriormente, incluindo dunas em forma crescente mais comuns. 
 
“Dunas de areia de várias formas e tamanhos são comuns em Marte. Neste exemplo, as dunas são quase perfeitamente circulares, o que é incomum.” 
 
Alfred McEwen, geologista planetário 
 
Cheio de Areia 
 
Marte é um lugar cheio de poeira, areia e vento, muito vento, permitindo assim, com maior facilidade, a formação de dunas em seu solo. Uma olhada mais de perto nos permite ver que essas dunas não são exatamente círculos.
 
(Imagem: NASA/JPL-Caltech/UArizona)
Detalhe das dunas circulares, algo incomum em Marte.
 
“Ainda são ligeiramente assimétricas, com áreas íngremes nas extremidades suis. Isso indica que a areia geralmente se move para o sul, mas os ventos podem ser variáveis”, disse McEwen.

Comentários