FAB Publica Nota Oficial Sobre o Lançamento do Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota oficial postada ainda ontem (19/03) no site da FAB, tendo como destaque o histórico lançamento bem sucedido do Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV, ocorrida ontem a tarde da Base de Alcântara, cuja antecipação para a data de ontem foi noticiada em primeira mão pelo Blog do BS (e antes disso no grupo do Clube de Membros do BS no WhatsApp).
 
Finalmente aconteceu caros amigos e amigas, e este que vos fala pulou feito uma criança no momento em que recebi a confirmação de que o foguete havia sido lançando com sucesso da Base de Alcântara, ainda que sem a divulgação de imagens. No entanto, após ter recebido a visita de minha vizinha reclamando do barulho causado pelos meus descontrolados saltos (moro em apartamento), não demorou muito para voltar o controle e me fazer à pergunta óbvia: E AGORA MANÉ?
 
Porém antes de tentar responder a essa pergunta devo destacar que, segundo minhas fontes, as primeiras informações dão conta (em linhas gerais) do perfeito funcionamento do SISNAV, um sistema inercial para controle de atitude de foguetes lançadores desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para assim atender o Projeto do VLM.
 
Lembrando o ditado que diz que, “filho feio não tem pai e filho bonito tem um monte de pais”, notem vocês abaixo e no vídeo que acompanha a nota da FAB que, como era de se esperar, militares e civis (estes representados pelo presidente de nossa Agência Espacial de Brinquedo - AEB), estavam eufóricos após este histórico lançamento para a Base de Alcântara, bem como para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). No entanto caros entusiastas do BS, deixando de lado a euforia protagonizada por essa gente, vamos ser objetivos, pois na verdade este sucesso de ontem traz mais incertezas do que certezas. 

Vejamos então:
 
* Primeiramente o foguete lançado era sul-coreano, sequer tinha um único parafuso brasileiro, a não ser a sua carga útil de carona: SISNAV, (que isto fique bem claro), e apesar do seu lançamento ter sido bem sucedido, não significa que haverá outros, até porque existe a questão política (não sejamos ingênuos), pois não há como negar que o sucesso de ontem foi fruto da iniciativa do governo anterior, e durante a luta política no Congresso para assinar o Acordo de Salvaguardas com os EUA (que permitiu este lançamento de ontem), os representantes políticos da corrente que apoia o governo atual, fizeram de tudo para atrapalhar esta iniciativa, propagando falácias pela mídia e pelas redes sociais, incluindo até mesmo o próprio candidato (agora presidente) que chegou a dizer asneiras sobre as atividades espaciais em uma de suas redes sociais. Portanto caros entusiastas do BS e do PEB, vamos com calma que o santo é de barro, e pelo visto o de verdade parece ter nos abandonado.
 
* O aparente sucesso do SISNAV se confirmado for, não significa exatamente que será utilizado ou mesmo chegar à indústria para ser industrializado, podendo até acabar como outros protótipos desenvolvidos no IAE, ou seja, como peça de Museu do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Afinal amigos e amigas do BS, essa versão do SISNAV foi desenvolvida para o projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) que parece ter descido pelo ralo com o fracasso da Avibrás em entregar os motores S50. Nesse momento até mesmo o acordo com os alemães já deve ter ido para o espaço, pois desculpas tem limites, especialmente se seu parceiro tem o histórico de realizar o que se compromete fazer. Existem amigos e amigas até burburinhos que uma startup alemã se valendo das informações passadas pelo IAE deste motor S50 no âmbito do acordo assinado com do DLR, já tem quase pronto um motor similar ao S50. Ou seja, amigos: É aquela coisa, se você não quer nada, nos queremos. Enfim...
 
* Ahhh, mas Duda, não tem o tal edital do VLPP da FINEP? Tem sim, esclarecendo a sigla, edital do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), e vale lembrar, outra iniciativa (ainda que tardia) do governo anterior, o que nos remete de novo a questão política que tem jogado por décadas o nosso desenvolvimento espacial no atraso tecnológico que se encontra, colocando em risco o futuro de nossa sociedade. Atualmente amigos e amigas do BS essa é (ainda que o edital tenha sido mal formulado) a única esperança real de dotar o país em médio prazo (3 ou 4 anos) de um veiculo lançador de satélites (nanossatélites neste caso), e apesar do consorcio de empresas vencedor deste edital já ter sido escolhido, e com a participação de startups exitosas no que fazem (O Prof. Rui Botelho visitou algumas delas na semana passada), ainda não foi assinado e não há qualquer garantia que venha ser, diante do quadro político já aqui citado. Na semana passada caros entusiastas do BS, se não me falha a memória, recebi a informação que no dia 21/03 (amanhã) a FINEP iria dar início as visitas às sedes das empresas integrantes desse consorcio (Avibras, CLC Consultoria, Edge of Space, Legado Usinagem, Orbital Engenharia e PION Labs) e só resta aguardar e torcer pelo melhor.
 
Pois então entusiastas do BS, pelo menos no que diz respeito ao sonho de termos nosso próprio lançador e do real aproveitamento do CLA como uma base comercial internacional de lançamento, tenham calma que o santo é de barro, não entrem na onda desses irresponsáveis, precisamos colocar nossas expectativas de maneira bem dimensionada, para no caso de novas frustrações, a porrada ser bem menor. 
 
Brazilian Space
 
PROGRAMA ESPACIAL
 
Foguete Sul-Coreano é Lançado a Partir de Alcântara, no Maranhão
 
O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) 
 
Por Tenente Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea 
Fonte: DCTA 
Publicada em: 19/03/2023 -18:51
 
Fotos: DCTA

Um novo capítulo para o Programa Espacial Brasileiro teve início neste domingo (19/03), às 14h52, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, o de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos.
 
O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, destacou que a Operação, denominada Astrolábio, é o resultado da parceria entre o DCTA e a empresa sul-coreana INNOSPACE e demonstra a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes.
 

“O sucesso deste lançamento binacional, envolvendo o Brasil e a Coreia do Sul, ratifica que o Centro está totalmente apto, tanto do ponto de vista técnico-operacional, quanto do ponto de vista administrativo, para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança. Afinal, o Centro conta com equipes especializadas e altamente qualificadas, bem como infraestruturas e sistemas de preparação, lançamento e rastreio plenamente operacionais”, explicou.
 
“Estamos extremamente felizes com o resultado, pois ele reflete o trabalho de muitos profissionais envolvidos e diversos desafios superados ao longo do processo”, pontuou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal.
 

O Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, também celebrou o momento e ressaltou que o CLA já foi concebido com a ideia de abrigar não só o nosso Programa Espacial, mas também outros operadores. “Concretizamos o ideal lá dos anos 80, pois temos agora um operador privado internacional trabalhando aqui, o que abre a oportunidade de o Brasil efetivamente se inserir no mercado internacional de transporte espacial”, comentou.
 
Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Operação Astrolábio mostrou ao Brasil e ao mundo a capacidade do CLA, que ainda será ampliada por meio do Centro Espacial de Alcântara (CEA).
 

Este lançamento quebrou um paradigma, pois poderemos ter diversas operações comerciais, a partir do CEA, nos colocando entre os centros espaciais reconhecidos mundialmente e inseridos nesse mercado tão grande e que se desenvolve a cada dia mais, que é o mercado espacial. O lançamento do HANBIT-TLV e as parcerias futuras trarão uma série de benefícios, pois são receitas que vêm para o município de Alcântara, para o estado do Maranhão e para o Brasil”, concluiu.
 


Assista ao vídeo completo com os bastidores da Operação Astrolábio.
 

Comentários

  1. bom dia , será que o foguete e a carga útil foi recuperada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz Chaves!

      Não há informações sobre isto, mas no campo do achismo eu creio que tenha sim sido recuperada.

      Excluir
  2. acho que a FAB e AEB nos devem essa informação de grande importância, que é fundamental para atestar o êxito completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Chaves!

      Pois então, depois que eu lhe respondi, fui buscar a informação junto ao meu contato e fiquei sabendo que não estava prevista a recuperação da carga útil, pois o veículo não possuía paraquedas, tá ok? E Luiz, obrigado pelo questionamento pontual.

      Excluir

Postar um comentário