Virgin Orbit Dispensa Funcionários e Faz Pausa em Suas Operações, Um Duro Golpe Para o Nosso CEA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma péssima notícia postada ontem (16/03) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a empresa Virgin Orbit anunciou uma ‘pausa operacional’ para buscar novos investidores e aliviar a pressão financeira, reforçada após a falha no lançamento do Reino Unido. Além disso, a empresa dispensou mais da metade da equipe de funcionários envolvida no projeto. Saibam mais sobre isso pela matéria abaixo. 
 
Pois então amigos e amigas do BS, vejam ai, um duro golpe para o nosso CEA (Centro Espacial de Alcântara) que vinha adequando o Aeroporto de Alcântara (já em fase finais de obras) para justamente atender as atividades de lançamento da Virgin Orbit, uma das empresas selecionadas pela FAB para atuar no novo CEA. Pois é, como se nota, além de termos as nossas atividades espaciais muito mal geridas, ainda não temos a sorte do nosso lado, coisa natural, já que nos falta também competência e comprometimento na condução do PEB. 
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Virgin Orbit Pausa Operações e Dispensa Parte dos Funcionários
 
Decisão vem após falha no lançamento do Reino Unido
 
Por Tamires Ferreira
Editado por Carolina Martins
16/03/2023 - 08h36
Atualizada em 16/03/2023 - 21h33
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A Virgin Orbit, empresa pertencente ao bilionário Richard Branson, está iniciando uma “pausa operacional” de uma semana para buscar novos investidores e aliviar a pressão financeira, reforçada após a falha no lançamento do Reino Unido. Mais da metade da equipe de funcionários envolvida no projeto também foi dispensada, segundo informou a CNBC.
 
* Um porta-voz da Virgin Orbit confirmou as informações à CNBC;
 
* Fontes que não quiseram se identificar disseram ao portal que a licença dos colaboradores não será remunerada;
 
* Apenas um grupo pequeno continuará trabalhando;
 
* A empresa prometeu fornecer uma atualização sobre a licença e financiamento até a próxima quinta-feira (23).
 

O Que Aconteceu?
 
 No começo deste ano, a Virgin Orbit fez seu primeiro lançamento orbital do Reino Unido — e a primeira missão comercial a decolar a partir da Europa Ocidental. O Boeing 747 partiu carregando o foguete LaucherOne acoplado sob uma de suas asas e, inicialmente, o primeiro estágio para entrar em órbita ia bem, até que uma anomalia impediu o foguete de continua.
 
A aeronave caiu, segundo a CNBC, no Oceano. Sua reentrada na Terra foi filmada por um observador nas Ilhas Canárias, território espanhol localizado na costa da África.
 

A aeronave carregava nove satélites que iriam desempenhar funções civis e militares: um experimento de fabricação em órbita da empresa britânica Space Forge.
 
A Virgin Orbit e a Agência Espacial do Reino Unido (UKSA) abriram uma investigação para descobrir o que aconteceu. Em fevereiro, a empresa confirmou que a falha ocorreu devido um filtro de combustível “desalojado de sua posição normal”.
 
Em um cenário geral, no entanto, além do fracasso na missão, a Virgin Orbit tem visto suas ações caírem desde 2021. Ela relatou uma perda de US$ 49,2 milhões em seu último trimestre fiscal. Apesar disso, a companhia já sinalizou que irá continuar, de forma otimizada, seus projetos.
 
“Nossa investigação está quase completa e nosso próximo foguete de produção com a modificação necessária incorporada está nos estágios finais de integração e teste”, disse o porta-voz da Virgin Orbit no mês passado.

Comentários