[Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 6] Missão Lunar Proposta Pela ASB a AEB

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Caros amigos, a coluna 'Papo Rápido Sobre o PEB' não foi criada somente para trazer as coisas erradas que ocorrem nos bastidores do nosso 'Patinho Feio', nunca foi essa a nossa intenção, e sendo assim, nesta sua sexta edição trago uma noticia que me parece bem positiva, especialmente para aquela parte da Comunidade Espacial do setor privado do país que trabalha seriamente para mudar os rumos das atividades espaciais brasileiras.
 
Pois então caros entusiastas do BS, eu fiquei sabendo através de uma fonte segura que, a diretoria da 'Aliança das  Startups Espaciais Brasileiras (ASB)', na pessoa do seu presidente, o Sr. Marcelo Essado, encaminhou para 'Agência Espacial Brasileira (AEB)', a mais ou menos um mês, uma proposta de desenvolvimento de um projeto de um 'Cubesat Lunar', para ser avaliada na próxima reunião do ProSAME (Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais), isto em acordo com a Portaria 857, de 25/05/2022, que instituiu este procedimento.
 
Marcelo Essado
Esse projeto caros entusiastas tem como objetivo ser conduzido no âmbito do 'Acordo Artemis' assinado pelo Brasil com a NASA, e é fruto do esforço de dois dos membros fundadores da ASB, ou seja, as startups 'Airvantis' e 'CRON Sistemas e Tecnologia', e caso o projeto venha obter a sua aprovação, oportunidades de participação no projeto serão divulgadas tendo como prioridade, é claro, os membros da própria Aliança.
 
O leitor mais atento pode estar se perguntando agora: Duda, você disse Aivantis, estamos falando da Garatea-L? Sim é isso mesmo caros amigos, e agora só resta ficar na torcida.
 
Aproveitando, segue abaixo as cinco outras edições da coluna Papo Rápido:
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 1] O Barco Está a Deriva - 14/01/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB  - Edição 2] Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC) - 16/02/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 3] A Verdade Sobre o Quantitativo de Motores S50 - 09/03/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 4] Será o VLM Abandonado? - 30/05/2022
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 5] Será o Edital do VLPP 'Cartas Marcadas'? - 22/10/2022

Comentários