'Painel Solar' da Espaçonave Cargueira 'Cygnus' Falha Enquanto Ela Avança Rumo à ISS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (07/11) no site “Canaltech”, destacando que o Painel Solar da nave cargueira ‘Cygnus’, da Northrop Grumman, apresentou uma anomalia enquanto avança rumo a Estação Espacial Internacional (ISS). 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Painel Solar de Nave de Cargas Falha Enquanto Ela Voa Rumo à ISS
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
07 de Novembro de 2022 às 17h41
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA TV

A nave cargueira Cygnus, da Northrop Grumman, foi lançada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira (7), mas apresentou uma anomalia enquanto avança até seu destino. É que, embora tudo tenha corrido bem no lançamento, a nave conseguiu abrir apenas um de seus dois painéis solares, após se separar do foguete Antares.
 
O foguete foi lançado às 7h32 (horário de Brasília) do Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), da NASA. Originalmente, o lançamento estava programado para o domingo (6), mas acabou adiado quando faltavam cerca de 15 minutos para o foguete deixar o solo devido ao acionamento de um alarme de incêndio, seguido da evacuação do centro de controle da missão.
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Nave cargueira Cygnus fotografada enquanto chegava à ISS, em fevereiro.
 
Os membros da missão estão investigando o que aconteceu com o painel solar, mas a boa notícia é que, mesmo com o ocorrido, a nave pode conseguir chegar à estação. “A Northrop Grumman relatou à NASA que a Cygnus tem energia o suficiente para realizar sua manobra com a Estação Espacial Internacional na quarta-feira, dia 9”, escreveu a agência espacial, em um comunicado.
 
O veículo recebeu o apelido “SS Sally Ride” em homenagem a Sally Ride, astronauta que fez história ao se tornar a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, em 1983. A nave está transportando suprimentos para os astronautas na estação, hardware para veículos, equipamentos científicos e para spacewalks e recursos computacionais.
 
Junto das naves russas Progress e as Dragon, da SpaceX, as naves Cygnus são algumas das poucas que transportam cargas para a ISS. Após cumprirem suas respectivas missões, as Cygnus e Progress retornam para serem queimadas na atmosfera da Terra, enquanto as Dragon são reutilizáveis.

Comentários