Foguete da Missão Artemis 1 Já Tem Data Pra Voltar à Sua Plataforma de Lançamento, Mas Não Deve Ser Lançado Antes de 14 de Novembro

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia postada ontem (31/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que depois da passagem do furação, o Foguete SLS das Missão Artemis 1 já tem data prevista para voltar a Plataforma. Saiba mais lendo a matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Depois de Passagem de Furacão, Foguete da Missão Artemis 1 Já Tem Data Para Voltar à Plataforma
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
31/10/2022 - 19h30
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
 
Em um comunicado a NASA afirmou que está próxima de encaminhar o foguete Space Launch System (SLS) e a nave Orion da missão Artemis I para a base de lançamento. Isso pode acontecer já nesta sexta-feira (4). A maioria dos pequenos reparos necessários já foi concluída, agora, basta aguardar a configuração de estruturas adjacentes para que a agência espacial prossiga com a ação.
 
Em relação aos porta-foguetes, os engenheiros da NASA, no comunicado, disseram já ter testado o sistema de controle de reação, bem como a instalação das baterias de voo, ambos estão completos e prontos para voar. Também houve a substituição das baterias no estágio de propulsão criogênica provisória (ICPS).
 
Além disso, as equipes ainda estão trabalhando na área de intertanque do estágio central e na parte superior dos propulsores para substituir as baterias. Essas áreas permanecerão abertas para aguentar as atividades restantes do sistema de terminação de bateria e voo.
 
Os testes do sistema de terminação de voo da NASA, por sua vez, só começarão na próxima semana no intertanque e no booster e, assim que eles forem concluídos, esses elementos ficarão prontos para o lançamento. O carregamento das cargas secundárias no adaptador de estágio Orion já está completo.
 
Créditos: Hasbul Aerial Stock/Shutterstock
Imagem: Parte de foguete SLS no Kennedy Space Center, da NASA, na Flórida.
 
As equipes recarregaram, substituíram e reinstalaram vários dos instrumentos de radiação e o acelerômetro do assento da tripulação dentro de Orion antes do fechamento do módulo da tripulação. Os técnicos também atualizarão os espécimes da carga de biologia espacial na plataforma de lançamento. Os engenheiros da agência espacial realizarão os últimos fechamentos na plataforma antes do lançamento.
 
Por enquanto, a NASA acredita que o lançamento do foguete SLS e do VAB não deve acontecer antes do dia 14 de novembro. Resta esperar as próximas atualizações emitidas pela agência e acompanhar o avanço dos preparativos. O lançamento foi adiado diversas vezes desde a previsão inicial para agosto. A última vez em que a data foi removida foi durante a passagem do furacão Ian, que obrigou a NASA a remover o foguete da plataforma.

Comentários