Com Pelo Menos 40 Anos de Atraso FAB Finalmente Realiza Sua Primeira Conferência do Espaço

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue uma nota postada hoje (18/11) no site oficial da FAB destacando que a Força Área Brasileira realizou sua Primeira Conferencia do Espaço. Saibam mais sobre esse evento pela nota abaixo.
 
Bom leitor, o ditado popular diz: ‘Antes Tarde do Nunca’ e pela primeira vez a FAB se reúniu num evento sobre espaço, uma atitude com pelo menos 40 anos de atraso. Pois então amigos, com essa atitude de agora, quero mesmo aqui acreditar que a FAB tenha definitivamente acordado para a importância das atividades espaciais para o futuro da Nação Brasileira e que a partir de agora venha conduzir as suas atividades com a lisura, perseverança, competência e visão que essa área exige, afastando assim definitivamente os incompetentes, os invejosos e os oportunistas de plantão e cuidando com eficiência das atividades de contra inteligência, passo fundamental para o sucesso nesta área de ponta.
 
A pergunta de décadas que se repete é: Queremos mesmo ser uma nação de verdade, ou continuaremos sendo o Território de Piratas que nos tornamos? Sinceramente amigos? Gostaria de acreditar nesta mudança de postura da FAB, mas não tenho razão nenhuma para isso. Me provem que eu estou errado. 
 
Brazilian Space 
 
ESPAÇO 
 
Primeira Conferência do Espaço é Realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) 
 
Evento aconteceu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), nesta quarta-feira (16/11)
 
Por Tenente Letícia Faria 
Edição: Agência Força Aérea 
Publicada em: 18/11/2022 14:03 
Fonte: Agência Força Aérea 
 
Fotos: Sargento Bianca Viol e Sargento P. Silva / CECOMSAER

Relevantes temas sobre o Programa Espacial Brasileiro foram debatidos na Primeira Conferência do Espaço. O evento, que foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Estado-Maior das Aeronáutica (EMAER) e intermédio da Terceira Subchefia (3SC), aconteceu durante toda quarta-feira (16/11), na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).
 
O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foram recebidos pelo Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos. Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica também estiveram presentes. 
 

Primeira Conferência do Espaço 
 
Tem como foco principal o setor da Defesa e, por objetivo, o nivelamento de conhecimento sobre a trajetória histórica das atividades espaciais no Brasil, sobre governança e as principais iniciativas em curso no setor estratégico espacial. Também busca um incremento na percepção do domínio espacial como fator relevante para o sucesso do emprego das Forças Armadas e para o cumprimento de sua missão constitucional.
 

Para a abertura da Primeira Conferência do Espaço, o Comandante da FAB parabenizou o EMAER pelo trabalho e destacou, sobretudo, a necessidade estratégica em promover a conferência. “Esse evento é um dos três que tínhamos vontade de fazer. O primeiro foi sobre Armamento, em que somos uma força armada, no qual tivemos a oportunidade de nivelar conhecimentos. Outros dois sobre 'Estruturas Sistêmicas", e, este sobre Espaço, em que podemos discutir, por ser um assunto de muita relevância e que precisa ser de nosso entendimento, nós de azul, nós de cinza, nós de verde, nós de terno, nós agentes, civis, todos nós que temos interesse”, salienta o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.
 

O Tenente-Brigadeiro Damasceno também fez suas considerações sobre o evento. “Quanto a essencial atividade de hoje, esta Primeira Conferência do Espaço contou com a apresentação de sete importantes estruturas organizacionais ligadas à nossa agenda espacial, destaca o Chefe do EMAER.
 
Palestraram o Chefe da Seção de Atividades Espaciais do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Rogério Luiz Veríssimo Cruz; o Coordenador de Políticas e Programas da Diretoria de Governança do Setor Espacial da AEB, Gabriel Figueiró de Oliveira; o Chefe do Centro de Operações Espaciais do Comando de Operações Aeroespaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira; o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; e o Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto.
 
“A CCISE participa apresentando sobre o Centro Espacial de Alcântara (CEA). Uma oportunidade para os Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira tomarem conhecimento do  conceito do CEA, da importância dessa estruturação do Centro para operação comercial e as possibilidades que se abrem para a FAB", comentou o Brigadeiro Antunes. 
 
Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) 
 

Trata-se de um programa criado para atender às necessidades estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira, que contempla o lançamento de satélites de órbita, em estações terrestres de controle, recepção e processamento de dados, para fornecer serviços de observação terrestre, telecomunicações, mapeamento de informações, posicionamento, monitoramento do espaço e um centro de operação de sistemas espaciais.
 

O principal objetivo do PESE é prover infraestrutura espacial para ser usada estrategicamente e de modo a potencializador o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e afins.
 
Confira abaixo o vídeo da matéria.
 
Vídeo: Sargento Ronan e Sargento André Souza / CECOMSAER

Assista abaixo ao vídeo clipe sobre as atividades espaciais no Brasil.
 

Comentários