DCTA Realizou Recentemente 'Workshop Sobre Sistemas de Navegação Inercial'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no já longínquo dia (17/11) pelo site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”, destacando que essa instituição realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, um workshop sobre ‘Sistemas de Navegação Inercial’. Saibam mais sobre esse evento pela nota abaixo. 
 
Pois então amigos, vale dizer que essa área de Sistemas Inerciais é de valor extremamente estratégico pra qualquer nação do mundo e deveria ter sido conduzido com mais seriedade e comprometimento por parte da FAB e por todos os players que participaram do já finalizado Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial), projeto este que sob a coordenação do competentíssimo Dr. Waldemar Castro Leite Filho, objetivava desenvolver e integrar protótipos de sistemas de navegação inercial para aplicação aeroespacial com participação da indústria nacional. 
 
Pois então amigos leitores, não obstante o conhecimento adquirido e a importante formação de profissionais para este setor realizado no âmbito deste projeto, isto de pouco valeu para FAB que, desde estão jamais conseguiu testar em voo qualquer sistema de navegação inercial para veículos lançadores, coisa que só deverá ocorrer (se ocorrer, coisa que eu duvido) em dezembro deste ano, através do aguardado voo do foguete suborbital sul-coreano HANBIT-TLV, quanto então finalmente estará se testando o SISNAV’, um sistema de navegação inercial desenvolvido pela própria FAB. 
 
E vale lembrar leitor que na contra mão da ineficiência da FAB e do seu sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e vivendo as dificuldades de um setor completamente bagunçado por falta de uma politica e de gestão adequada, a pequena startup  brasileira, CLC - Castro Leite Consultoria (uma das membras fundadoras da ‘ASB -Aliança das Startups Espaciais Brasileiras)’, já havia desenvolvido a PINA-F, uma plataforma inercial muito mais compacta que a SISNAV (talvez até mesmo tecnologicamente mais avançada, mas ainda não há dados que comprovem isso) que poderia ser usada em Veículos Lançadores e que estava para ser testada em voo ainda esse ano (não sei dizer se foi ou não), mas que sequer chegou a ser avaliado pela FAB. Será que o leitor que acompanha nossos comentários consegue imaginar o porquê de que coisas absurdas como essa acontecerem nesta República das Bananas?
 
Plataforma 'Pina F' da CLC.

Pois é então, é esse o Brasil que o Sr. Carlos Moura vive dizendo: ‘AQUI TEM ESPAÇO’, e agora até mesmo em inglês, kkkkkkkkkkkkkkkk, foi impagável (vejam o vídeo que está rolando por ai), kkkkkkkk
 
Brazilian Space
 
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DCTA Realiza Workshop Sobre Sistemas de Navegação Inercial
 
Por Tenente Priscila Scarparo
Publicado: 17 Novembro 2022
Última atualização em 17 Novembro 2022 
Fonte: Site do DCTA - https://dcta.mil.br
 
Fotos: ITA, por Sargento Roberto

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, o workshop sobre Sistemas de Navegação Inercial. A abertura do seminário aconteceu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Prédio da Engenharia Civil e foi presidida pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti e pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos da Defesa (DECTI/SEPROD) General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes. 
 
Na ocasião, estiveram presentes o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro Frederico Casarino, entre outros militares e civis da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da Forca Aérea Brasileira (FAB). 
 

Um sistema de navegação inercial é um sistema autônomo que usa sensores e equipamentos para calcular de forma precisa e continua a posição, a orientação e a velocidade de um objeto sem a necessidade de outras formas de navegação como o sistema de posicionamento global (GPS). Ele pode ser usado em ambiente espacial, terrestre ou aquático para calcular trajetórias com variações mínimas, o que torna atraente o uso dessa tecnologia para a aplicação aeroespacial. 
 
O objetivo deste evento permitiu realizar uma reunião entre os principais stakeholders das suas respectivas áreas, de maneira a ampliar o debate e a interação e antever iniciativas e soluções que permitem alcançar, de maneira sólida e célere os objetivos delineados para as áreas de Defesa relacionada com os Sistemas de Navegação Inercial. 
 

Para o Coronel La Sagra, responsável pela organização no DCTA, “este workshop serviu para abrilhantar os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento executados nas Instituições Científica Tecnológica e de Inovação (ICT) do DCTA, nesta área tão crítica e importante para a Ciência e Tecnologia Aeroespacial, pois esses sistemas inerciais são os cérebros dos veículos lançadores de satélites, essenciais para a expansão do Programa Espacial Brasileiro. Além disso, a interação com os projetos similares das outras Forças Armadas e a possibilidade de troca de experiência e potenciais pesquisas conjuntas somente demonstra a importância e o valor da iniciativa”, finaliza.

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