Rover Perseverance da NASA Chega à Nova Região na Cratera Jezero, em Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (22/11) no site “Canaltech”, destacando que o ‘Rover Perseverance’ da NASA chegou a uma nova região na cratera Jezero, no Planeta  Marte. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria que segue abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rover Perseverance Chega à Nova Região na Cratera Jezero, em Marte
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
22 de Novembro de 2022 às 17h26
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

O rover Perseverance chegou a Yori Pass, uma área próxima da base do antigo delta do rio na cratera Jezero, em Marte. A região é de grande interesse para os cientistas da missão, que acreditam que ali podem haver sedimentos formados por grãos finos, deixados pelos fluxos da água no passado — e, talvez, eles estejam acompanhados de moléculas orgânicas. 
 
Katie Stack Morgan, vice-cientista de projeto do rover Perseverance, explica que, quando buscam moléculas orgânicas e bioassinaturas, os cientistas costumam priorizar rochas sedimentares como aquelas de Yori Pass. “O mais interessante de Yori Pass é que é lateralmente equivalente a ‘Hogwallow Flats’, onde encontramos rochas sedimentares finas”, disse.
 

Hogwallow Flats é uma região apelidada de "Tira de Bacon" graças às rochas presentes ali, que são mais claras e formam tiras parecidas com as do bacon. Ela está localizada na mesma elevação de Yori Pass, e ambas têm “pegadas” grandes e visíveis em suas superfícies. 
 
Como estas rochas formadas por partículas finas têm maior concentração de argilas, capazes de proteger as moléculas orgânicas da radiação e evitar que acabem destruídas, os membros da missão acreditam que elas têm boas chances de preservar evidências de vida antiga, caso tenha existido no Planeta Vermelho.
 
O rover Perseverance pousou em Marte no início do ano passado. O robô vem explorando a cratera Jezero desde então e já coletou 14 amostras rochosas do planeta. O material está armazenado na “barriga” do rover, e deverá ser levado à Terra por meio de uma campanha conjunta, executada pela NASA e Agência Espacial Europeia.

Comentários