Irã Lança Foguete Tendo Abordo Satélite Que Pesaria Até 80 Kg

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (05/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que segundo um anuncio feito por órgão militar do Irã, o ‘Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica’ lançou em órbita dia 05 um foguete tendo abordo um novo satélite que pesaria 80 Kg. 
 
Pois é amigos, quando nos chega uma informação como essa, não há como não nos sentirmos frustrados e decepcionados, pois demonstra inequivocadamente (por todas as razões já aqui apresentadas) como os gestores do nosso Programa Espacial governamental foram, e continuam sendo incompetentes. Triste. 
 
Panorama Internacional
 
Irã Lança Foguete Carregando Satélite Que Pesaria Até 80 kg (FOTO)
 
05/11/2022 - 17:40 
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© AP Photo / Televisão estatal do Irã 

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica lançou na atmosfera um foguete para permitir que um novo satélite orbite a Terra, anunciou o órgão militar do Irã. 
 
O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) lançou no domingo (5) um foguete que carregava um satélite, escreve a agência iraniana IRNA. 
 
Ela relatou que o foguete consegue carregar um satélite de 80 quilogramas 500 quilômetros acima da superfície da Terra, podendo assim orbitar o nosso planeta na termosfera. 
 
A agência citou Amir Ali Hajizadeh, general e comandante da divisão aeroespacial do IRGC, que disse que esperava colocar o Nahid, um novo satélite, na órbita. 
 
© AP Photo / Televisão estatal do Irã
Foguete do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano decolando com satélite, imagens publicadas em 5 de novembro de 2022.
 
Teerã sublinha que o projeto de satélites, igual às suas atividades nucleares, tem como objetivo a pesquisa científica e outras aplicações civis, enquanto os países ocidentais, particularmente em Washington, declaram que a tecnologia pode ser usada para construir mísseis de longo alcance. 
 
Os EUA têm procurado incluir a questão dos supostos mísseis de longo alcance em um novo acordo nuclear, ou Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), que procura assegurar que o país persa não desenvolva bombas nucleares, em troca do alívio de sanções. A posição é rejeitada pelo Irã, que vê as questões como não tendo ligação uma a outra. 
 
Além disso, para Washington, a reação de Teerã aos protestos violentos antigovernamentais, e, para o governo iraniano, o apoio americano a eles, deverão dificultar o processo de regresso ao JCPOA.

Comentários