Lançamento da 'Missão Lunar M1' Japonesa, Tendo o Rover Árabe 'Rashid 1' Abordo, Foi Adiado

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (03/11) no site “Canaltech”, destacando que a empresa ‘ispace’ anunciou na segunda-feira (31) que o lançamento da missão 'Mission 1 (M1)’ do Japão, que levará o rover árabe Rashid 1 e outras cargas úteis à Lua, foi adiado. A missão seria lançada com um foguete Falcon 9, da SpaceX, entre os dias 9 e 15 de novembro, mas com a mudança, o lançamento não deverá acontecer antes do dia 22. Saiba mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Lançamento de Missão à Lua com Lander Japonês e Rover Árabe é Adiado
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Patrícia Gnipper 
03 de Novembro de 2022 às 12h10 
Fonte: ESA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ispace

A japonesa ispace anunciou nesta segunda-feira (31) que o lançamento da missão Mission 1 (M1), que levará o rover árabe Rashid 1 e outras cargas úteis à Lua, foi adiado. A missão seria lançada com um foguete Falcon 9, da SpaceX, entre os dias 9 e 15 de novembro, mas com a mudança, o lançamento não deverá acontecer antes do dia 22.
 
“Esta data de lançamento atualizada permite melhor preparação para a missão se considerarmos o cronograma de abastecimento de combustível para o lander, junto da disponibilidade de datas”, escreveram. A decisão foi tomada junto da SpaceX, e uma nova data será anunciada assim que estiver definida.
 
(Imagem: Reprodução/Mohammed bin Rashid Space Centre)
O rover Rashid 1, dos Emirados Árabes.
 
Como o nome indica, a M1 será o primeiro voo espacial da ispace. “Esta missão será um primeiro passo histórico não apenas para a nossa empresa, mas também para o desenvolvimento de uma economia cislunar”, disse Takeshi Hakamada, CEO e fundador da companhia.
 
Quando for lançada, a M1 levará diferentes cargas úteis comerciais e governamentais com destino à superfície lunar. Entre eles, estão dois rovers: um deles é um pequeno robô com rodas, operado pela agência espacial japonesa JAXA. O outro é o Rashid 1, um rover que deverá passar um dia lunar (cerca de 14 dias na Terra) investigando o ambiente eletricamente carregado da Lua.
 
A missão M1 será operada pelo Centro de Controle da Missão em Tóquio, que irá acompanhar a orientação do lander Hakuto-R, sua situação e outras condições. O Centro será responsável também por enviar comandos e dados ao lander, recebendo imagens e dados de telemetria durante a viagem à Lua e da superfície do nosso satélite natural.

Comentários