Neste dia 28, Um Grande 'Bólido (Meteoro)' Brilhou no Céu do Rio Grande do Sul, Sendo Registrado Pelo 'Observatório Heller & Jung'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (28/11) no site “Canaltech”, destacando que um grande bólido iluminou o céu de cidades no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta quarta-feira (28). Saibam mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Grande Bólido Brilha no Céu do Rio Grande do Sul e é Registrado Por Observatório
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
28 de Novembro de 2022 às 16h48
Fonte: G1 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Observatório Heller & Jung

Um grande bólido iluminou o céu de cidades no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta quarta-feira (28). A passagem do objeto foi registrada por volta das 3h48, pelas câmeras do Observatório Heller & Jung, em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.
 
Segundo o observatório, o meteoro entrou na atmosfera na região de Erechim à altitude de aproximadamente 124,8 km e durou 1,8 segundos. A magnitude (medida do brilho do meteoro quando observado na Terra) do meteoro era -12; quanto menor a magnitude, maior o brilho.
 


Os bólidos são meteoros mais brilhantes que Vênus, e que explodem ou se rompem antes de chegar ao solo — normalmente, a explosão vem acompanhada de um som. Cerca de 5 mil bólidos caem na Terra anualmente, mas a maioria passa despercebida.
 
Já no caso do bólido em questão, ele foi mais brilhante observado que outro registrdo no sul do país recentemente: o primeiro brilhou no céu de Capão da Canoa em outubro, com magnitude -9. Portanto, o desta madrugada foi mais luminoso que o anterior.
 
De acordo com Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, este foi o maior meteoro registrado neste ano, no estado. O recorde anterior pertencia a outra rocha espacial, observada em outubro de 2020.

Comentários