Espaçonave Orion Tira Sua '1ª Foto da Terra' Enquanto Segue Viajem Para Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (17/11) no site “Canaltech”, destacando que a Espaçonave Orion tirou sua 1ª foto da Terra enquanto segue viajem para à Lua. Saibam mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Artemis I | Nave Orion Tira Sua 1ª Foto da Terra Enquanto Segue à Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
17 de Novembro de 2022 às 10h42 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA TV

Enquanto segue viagem à Lua durante a missão Artemis I, a cápsula Orion tirou uma bela foto da Terra, que aparece em contraste com a escuridão do espaço. A missão foi lançada nesta quarta-feira (16) com o foguete Space Launch System (SLS), o mais poderoso do mundo.
 
No momento da foto, a Orion estava a mais de 90 mil km da Terra, o equivalente a quase 20% da distância que ainda precisa percorrer para chegar ao nosso satélite natural. A imagem foi publicada pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA) nesta quarta-feira (16).
 
Confira:
 

Na “selfie”, podemos identificar parte da estrutura da cápsula Orion no lado esquerdo, junto de seu sistema de manobras orbitais, o motor impulsionando-a durante o voo e seus painéis solares. Ela conta com quatro deles, e cada painel tem uma câmera instalada na ponta, modificada especialmente para o uso no espaço.
 
Sandra Jones, representante da NASA, destacou que não vemos a Terra fotografada por uma nave projetada para receber tripulações desde 1972, ano em que a última missão do programa Apollo foi lançada. “A visualização da nossa esfera azul na escuridão do espaço está agora capturando a imaginação de uma nova geração — a geração Artemis”, finalizou.
 
Em outra publicação, a NASA trouxe a imagem da Terra junto de mais um registro, que revela um pouco do interior da nave. A foto mostra o “Comandante” Moonikin Campos, um manequim instalado no assento do comandante da nave para testar o traje espacial que os astronautas vão usar nas missões tripuladas do programa Artemis. Ele conta também com sensores para coletar dados sobre a radiação, aceleração e vibração ao longo da missão.
 
Veja abaixo:
 

A foto mostra também o experimento Callisto, um projeto realizado em parceria com a Amazon para testar o uso da assistente de voz Alexa e da plataforma de videoconferências Webex no espaço. Já no lado direito, é possível ver um pouco da janela da cápsula.
 
A Orion ainda tem cerca de cinco dias de viagem até a Lua. O esperado é que ela faça sua aproximação máxima do nosso satélite natural no dia 21 de novembro, e depois passará alguns dias na órbita lunar. A missão deverá durar aproximadamente 25 dias, e a NASA estima que será encerrada em 11 de dezembro.

Comentários