'Luzes Misteriosas' Brilharam Sobre o Céu da Suécia Intrigando Seus Observadores

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma curiosa notícia publicada ontem (08/11) no site “Canaltech”, destacando que Luzes Misteriosas’ brilharam no Céu da Suécia intrigando seus observadores. Saiba mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Luzes Misteriosas Brilham no Céu da Suécia e Intrigam Observadores
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
08 de Novembro de 2022 às 11h44
Fonte: Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Miquel Such

No início de novembro, uma luz azulada misteriosa brilhou sobre o céu de Abisko, um pequeno vilarejo na província da Lapônia, Suécia. O fenômeno curioso foi observado por alguns fotógrafos que estavam na região e que, inicialmente, pensaram se tratar de uma aurora boreal diferente; contudo, conforme o tempo passou, logo ficou claro que era outro fenômeno.
 
O mais intrigante é que, mesmo com o passar do tempo, a luz azul observada por eles se manteve estática no céu — ao contrário do que acontece com as auroras, que parecem “dançar” enquanto brilham. Chad Blakley, diretor da Lights over Lapland, empresa que realiza passeios para a observação de auroras, afirmou que a equipe de fotógrafos da companhia registra o céu noturno há mais de uma década, mas que o evento foi diferente de qualquer outra coisa já vista por eles.
 
Veja uma das imagens do ocorrido:
 
(Imagem: Reprodução/Claudio Comi)
Luzes azuis brilhando na Lapônia.
 
As auroras boreais são causadas pelas partículas eletricamente carregadas vindas do Sol, que encontram a atmosfera superior da Terra e são direcionadas aos polos com a ajuda do campo magnético do nosso planeta. Blakley percebeu que o que eles viram não era uma aurora comum, e buscou especialistas para tentar entender o que foi observado.
 
Tony Phillips, astrônomo profissional, entrou em contato com outros estudiosos da área e, junto deles, concluiu que o brilho azulado parece ter sido causado por um teste de míssil balístico intercontinental submarino, conduzido pela Rússia. A análise dele coincide com testes de mísseis do país, disparados pelo submarino Generalissimus Suvorov no mesmo dia dos relatos das luzes.

Comentários