Colaboração Internacional de Astronomos Localiza 'Buraco Negro de Médio Porte' Devorando Uma Estrela em Uma 'Galáxia Anã' Distante

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia postada ontem (14/11) no site ‘Olhar Digital’, destacando que uma colaboração internacional denominada de ‘Young Supernova Experiment (YSE)’, descobriu um ‘Buraco Negro de peso médio’ consumindo uma estrela que se encontra em seus arredores, em uma galáxia anã localizada a um milhão de anos-luz da Terra. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Buraco Negro Médio é Visto Devorando Estrela em Galáxia Anã
 
Os pesquisadores esperam que com os dados reunidos desse fenômeno, eles possam captar mais buracos negros intermediários consumindo estrelas
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
14/11/2022 - 08h50
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O Young Supernova Experiment (YSE), uma colaboração internacional entre os principais investigadores de supernovas, permitiu que os cientistas descobrissem um buraco negro de peso médio, em uma galáxia anã, localizada a um milhão de anos-luz, em uma situação bem inusitada: durante o consumo de uma estrela que estava nos arredores do buraco negro.
 
Segundo a declaração dos pesquisadores, essa descoberta pôde ser detectada graças ao Evento de Interrupção das Marés que ocorre quando a estrela se aproxima de um buraco negro supermassivo e sofre uma espécie de “espaguetificação”, responsável por distorcer a matéria da estrela e destruí-la conforme é levada para o centro do fenômeno.
 
Conforme o número de buracos negros aumentam e se espalham pelo Universo, a tendência é de que esse tipo de evento seja cada vez mais frequente. O evento envolvendo a estrela e o buraco negro só se tornou visível porque liberou muita radiação e energia, e isso propagou um clarão enorme, como em uma explosão.
 
A explosão foi tão poderosa que chamou toda a atenção dos astrônomos que observavam a galáxia anã. Cruzar com esse tipo de evento ajuda a entender sobre a relação que os buracos negos de peso médio têm com suas galáxias e como encontrar outros fenômenos como esse.
 
Créditos: European Southern Observator (ESO)
Imagem: Buraco negro consumindo uma estrela.
 
De acordo com os pesquisadores, essa oportunidade foi “notável e rara”. Além disso, eles esperam que com os dados registrados e reunidos a partir desse fenômeno, eles possam captar mais fenômenos intermediários consumindo estrelas. Outra esperança está em descobrir como os buracos negros supermassivos crescem, tornam-se tão grandes, e qual é o papel que eles desempenham no centro de suas galáxias.

Comentários