China Testa com Sucesso Motor-Foguete Líquido Mais Potente do Mundo

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (07/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que o ‘Instituto nº 6 da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, testou com sucesso o Motor YF-130, considerado o motor-foguete de combustível líquido mais potente do mundo. 
 
Brazilian Space 
 
Panorama Internacional
 
China Testa Motor de Foguete de Combustível Líquido 'Mais Potente do Mundo' (VÍDEO)
 
07/11/2022 - 03:48 
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© AP Photo / Guo Cheng/Xinhua

O Instituto nº 6 da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, principal desenvolvedor de motores de foguetes de combustível líquido do país, testou com sucesso o motor YF-130. 
 
O YF-130 é um motor de querosene e oxigênio líquido com bocal duplo, quatro vezes mais potente que o YF-100, descreve o jornal South China Morning Post. 
 
Este motor de 120 toneladas de empuxo será usado para impulsionar o foguete de carga Long March 9, que a China está desenvolvendo para enviar à Lua em 2030, e estabelecer uma estação de pesquisa lunar internacional até 2035. 
 

Os motores YF-130 são potencialmente reutilizáveis, já que os requisitos de reutilização foram considerados durante o projeto de seus componentes mais importantes e planos gerais de sua expansão. 
 
Seu desenvolvedor também anunciou o teste bem-sucedido do YF-209, um motor de oxigênio-metano líquido reutilizável de 80 toneladas de empuxo. 
 
O YF-209 é um motor de baixo custo, fácil manutenção e altamente confiável, podendo ser usado para impulsionar foguetes comerciais no setor espacial privado da China.

Comentários

  1. Pode ser o mais potente do mundo na atualidade. Porém, não é o mais potente já fabricado, que é o F-1 do Saturno-V, com 690 toneladas de empuxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Marchi!

      Sim, o senhor tem razão, bem observado.

      Abs

      Excluir

Postar um comentário