Observatório ALMA é Derrubado Por Ataque de Hacker

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia ruim postada dia (04/11) no site ‘Olhar Digital’, destacando que um ataque de hacker derrubou o Observatório Large Millimeter Array (ALMA), que fica no Deserto de Atacama, no Chile, e que é considerado o telescópio mais poderoso do mundo. 
 
Sinceramente amigos, pode até não parecer para alguns, mais eu me considero uma pessoa paciente e compreensiva, mas tudo na vida tem limites, né verdade? O quê (plagiando os religiosos de plantão) em ‘Sangue de Cristo’ pode levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a atacar um equipamento científico como esse que só trás informações astronômicas úteis a Sociedade Humana? Enfim...
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Ataque Hacker Derruba Telescópio Mais Poderoso do Mundo
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
31/10/2022 - 19h30
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Um ataque hacker desativou os sistemas do Observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile, considerado o radiotelescópio mais poderoso do mundo. De acordo com as autoridades, até os e-mails dos funcionários da instituição ficaram comprometidos no último sábado (29).
 
Apesar da invasão, os dados do gigante ALMA não foram comprometidos e as suas 66 antenas, com quase 12 metros de diâmetro cada, ainda estão ativas. Nenhum instrumento foi danificado com o ataque.
 
“No último sábado, 29 de outubro, às 6h14, o observatório ALMA no Chile sofreu um ataque cibernético em seus sistemas computacionais, forçando a suspensão das observações astronômicas e do site público”, diz a nota divulgada pelo ALMA.
 
O comunicado ainda completa dizendo que os sistemas já estão sendo restaurados. “Há serviços de e-mail limitados no telescópio. A ameaça foi contida e nossos especialistas estão trabalhando duro para restaurar os sistemas afetados. O ataque não comprometeu as antenas do ALMA ou quaisquer dados científicos”, diz o texto.
 
O ALMA é o telescópio mais poderoso para observação do Universo frio. Sua construção começou em 2003 e as observações científicas tiveram início em 2011. Ele foi usado, por exemplo, para fazer a primeira imagem que temos deu um buraco negro, em 2019.
 
Nenhum grupo hacker reivindicou a invasão ao telescópio e até o momento não há informações sobre qual era o objetivo do grupo. As autoridades chilenas seguem investigando o caso para localizar os responsáveis.

Comentários