Missão Shenzhou-15: Foguete 'Longa Marcha Marcha 2F/G' Já Se Encontra na Plataforma de Lançamento

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia publicada ontem (21/11) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o ‘Foguete Longa Marcha 2F/G’ chinês que levará os Taikonautas da ‘Missão Shenzhou-15’ para a ‘Estação Espacial Tiangong-3’ já foi levado para a sua plataforma de lançamento. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Foguete da Próxima Missão Tripulada da China é Levado à Plataforma de Lançamento
 
Esta será a primeira substituição em órbita de duas tripulações chinesas, que vão se sobrepor por cerca de cinco dias na estação espacial Tiangong
 
Por Flavia Correia
21/11/2022 - 15h48
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Nesta segunda-feira (21), o foguete Long March 2F/G, que vai levar à órbita os astronautas da missão Shenzhou-15, foi transportado para a plataforma de lançamento LC43/91, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, que pertence à Administração Espacial Nacional da China (CNSA). 
 
Imagem: Xinhua
Foguete Long March 2F/G, com a cápsula Shenzhou-15 no topo, é conduzido à plataforma de lançamento.
 
Com isso, tem início uma semana de verificações de função pré-lançamento e testes conjuntos no veículo, previsto para decolar na próxima semana, terça-feira (29), às 8h da manhã – pelo horário de Brasília (19h, no fuso local).
 
Ao chegar à estação espacial Tiangong, a cápsula Shenzhou-15 irá acoplar com o módulo central Tianhe, e seus membros (cujos nomes ainda não foram divulgados) vão adentrar o laboratório orbital, sendo recepcionados pela tripulação da missão Shenzhou-14, os taikonautas (designação para astronautas da China) Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe.
 
Imagem: Xinhua
Foguete Long March 2F/G saindo do edifício de manutenção em direção à plataforma de lançamento.
 
Esta será a primeira substituição em órbita de duas tripulações chinesas, que vão se sobrepor por cerca de cinco dias, e também a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo, sua lotação máxima.
 
Shenzhou-14 vai regressar à Terra na segunda-feira seguinte (5), finalizando uma missão de cerca de seis meses em órbita, aproximadamente o mesmo período que a tripulação Shenzhou-15 vai passar morando e trabalhando em Tiangong. 
 
Última Caminhada Espacial da Missão Shenzhou-14 
 
Na madrugada de quinta-feira (17), dois taikonautas concluíram a última atividade externa da missão Shenzhou-14 na estação espacial Tiangong. Essa caminhada espacial serviu para terminar os trabalhos de instalação do módulo de pesquisa Mengtian, lançado em 31 de outubro.
 
Segundo o canal do governo chinês CCTV+, as equipes em solo mostraram-se muito satisfeitas com a operação. “O desempenho da tripulação como um todo foi perfeito, e a coordenação entre o espaço e o solo também foi muito coordenada. Toda a missão foi concluída com sucesso”, disse Chen Shanguang, vice-projetista-chefe do programa de voos espaciais tripulados da China.
 
Com isso, a estação assume sua forma projetada em T e está completa. Com 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), Tiangong tem uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros, segundo a CNSA.

Comentários