A Espaçonave 'Orion' da 'Missão Artemis I' Realizou Com Sucesso Seu Sobrevoo de Aproximação Entrando em 'Órbita da Lua'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue a nota publicada ontem (21/11) no site ‘Olhar Digital’ tendo como destaque o sobrevoo final de aproximação da espaçonave Orion que a colocou em órbita da Lua.
 
Foi realmente espetacular amigos e este que vos fala estava acompanhando desde o inicio. Aproveito para informar aos nossos entusiastas que, como ocorreu no lançamento desta missão, também realizaremos a cobertura ao vivo da Amerissagem’ da espaçonave ‘Orion’ em seu retorno a Terra. Fiquem atentos! 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Artemis 1 Faz Sobrevoo Mais Próximo da Lua e Captura Imagens Impressionantes da Terra
 
Depois de cerca de cinco dias nessa órbita, a cápsula retornará para o ponto mais próximo da Lua, a 100 km de altitude, de onde é possível observar as características distintas da superfície lunar, incluindo suas crateras de impacto 
 
Por Lucas Soares
Editado por Flavia Correia
21/11/2022 - 10h43
Atualizada em 21/11/2022 - 13h20
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Nesta segunda-feira (21), a cápsula Orion, da missão Artemis 1, fez a sua maior aproximação da superfície da Lua. O momento, que ocorreu a partir das 9h15 da manhã, foi transmitido ao vivo pela NASA e rendeu algumas imagens de tirar o fôlego da Terra vista da Lua pela sonda. 
 


Artemis 1 Chegou à Lua 
 
Ao chegar à Lua, o Módulo de Serviço Europeu, projetado e implantado na Orion pela Agência Espacial Europeia (ESA), será usado para realizar uma manobra que utilizará a gravidade lunar para permitir que a espaçonave entre na chamada “órbita retrógrada distante” na Lua.
 

“Retrógrada” se refere ao fato de que a cápsula vai girar em torno da Lua no sentido oposto ao que o astro orbita a Terra. E “distante” significa, na prática, que Orion alcançará 64 mil km além do nosso satélite natural, o que representa o ponto mais longe no espaço profundo que uma espaçonave de tripulação já esteve até hoje.
 
Depois de cerca de cinco dias nessa órbita, a cápsula retornará para o ponto mais próximo da Lua, a 100 km de altitude, de onde é possível observar as características distintas da superfície lunar, incluindo suas crateras de impacto. Então, ela usará esse sobrevoo próximo para usar a força gravitacional da Lua para acelerar de volta à Terra.
 
No caminho, ela vai descartar o módulo de serviço, para reentrar na atmosfera a 40.200 km/h. Nesse momento, a cápsula vai experimentar temperaturas de quase 2.800 graus Celsius, estando protegida pelo maior escudo térmico do mundo (com cinco metros de diâmetro).
 
Após a reentrada segura, serão acionados os paraquedas, para garantir um mergulho preciso no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, representando o teste final da espaçonave.

Comentários