''Observatório Solar ASO-S' da China Revela Foto Única da 'Superfície do Sol'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (25/11) no site “Canaltech”, destacando que a China revelou nesta segunda-feira (21/11) foto única da superfície do Sol feita por seu novo ‘Observatório Advanced Space-Based Solar Observatory (ASO-S)’. Saiba mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
China Revela Foto Única da Superfície do Sol Feita Por Seu Novo Observatório
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
25 de Novembro de 2022 às 10h22
Fonte: CGTN 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Chinese Academy of Sciences (CAS)

Nesta segunda-feira (21), a China publicou a primeira imagem científica capturada pelo instrumento Hard X-ray Imager (HXI), do observatório Advanced Space-Based Solar Observatory (ASO-S). O registro mostra o Sol em raios X "duros", e a China destaca que a imagem é a primeira e única deste tipo, no mundo.
 
A imagem foi publicada pelo Observatório da Montanha Rocha, da Academia Chinesa de Ciências. Ela mostra o Sol em raios X “duros”, ou seja, em radiação com comprimentos de onda curtos e altamente energéticos, capazes de revelar informações sobre a reconexão magnética e aceleração de elétrons em erupções solares.
 
Confira:
 


O vídeo mostra uma erupção solar ocorrida no início de novembro. Ela foi classificada como "M", o que significa que é um fenômeno de intensidade média capaz de causar blecautes de rádio na Terra. As erupções solares são bastante intensas, e podem liberar grandes quantidades de energia em períodos curtos. Quando chegam à Terra, as partículas das erupções podem afetar o ambiente ao redor do nosso planeta.
 
Segundo os cientistas da China, a comparação dos dados do instrumento HXI de erupções do início de novembro com as imagens capturadas pelo observatório Solar Dynamics mostraram que os indicadores do HXI atingiram os objetivos esperados.
 
Também conhecido como "Kuafu-1", o ASO-S foi lançado ao espaço em outubro e, desde então, o instrumento HXI apssou por testes variados. Os resultados mostraram que a carga útil vem operando corretamente, e que sua performance está de acordo com as metas do projeto. Agora, o HXI iniciou oficialmente suas operações científicas.

Comentários