Uma Equipe de Pesquisadores Japoneses Adulterou Dados de Um Experimento que 'Simulava a Vida' na Estação Espacial Internacional (ISS)

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (26/11) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que a Agência Espacial Japonesa (JAXA) anunciou nesta sexta-feira (25/11) que uma equipe de pesquisadores do Japão adulterou dados de um experimento que ‘simulava a vida’, na Estação Espacial Internacional (ISS). Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Amigos essa notícia para mim, tendo como origem a JAXA e o povo japonês, não é menos que bizarra e me faz questionar o que está acontecendo com o mundo, ao mesmo tempo em que me faz lembrar de uma frase dita pelo inesquecível ‘Winston Churchill’ pouco após o final da Segunda Grande Guerra e pouco antes de seu afastamento do Governo Britânico, mas que infelizmente não é prudente citar aqui diante do que está acontecendo no Brasil atualmente. Enfim... 
 
No entanto, vale aqui salientar que a reação da JAXA quanto a este episódio deplorável, já era mais que esperada, e por respeito a sociedade que paga os seus salários, o vice-presidente dessa agência japonesa, o Sr. Hiroshi Sasaki, foi a público não só esclarecer o fato, bem como pedir desculpas humildemente ao seu povo pelo incidente, um exemplo jamais ocorrido na República da Bananas, onde as 'Cagadas' são simplesmente esquecidas e varridas para debaixo do tapete, sem qualquer cobrança dos responsáveis.
 
Olhem quem é o Japão, e olhem o que se tornou o Brasil.
 
Brazilian Space 
 
HOME - ESPAÇO
 
JAXA: Equipe de Pesquisa Espacial do Japão Adulterou Dados de Experimentos
 
Por Fernando Valduga 
26/11/2022 - 15:45 
Fonte: Kyodo News 
Via Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br 
 

Satoshi Furukawa, astronauta de 58 anos da agência espacial japonesa, posa com um Lego da Estação Espacial Internacional.
 
A agência espacial do Japão (JAXA) disse na sexta-feira que uma de suas equipes de pesquisa adulterou dados de um experimento que simulava a vida na Estação Espacial Internacional.
 
A equipe, chefiada pelo astronauta Satoshi Furukawa, de 58 anos, “fabricou” e “alterou grandes quantidades de dados” sobre o bem-estar psicológico dos participantes do experimento, disse a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão em entrevista coletiva.
 
Embora não se acredite que esteja diretamente envolvido na má conduta, Furukawa teve responsabilidade parcial, pois teve um “papel de supervisão” no experimento, disse o vice-presidente da JAXA, Hiroshi Sasaki.
 
(Foto: KYODO)
O vice-presidente da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, Hiroshi Sasaki (esquerda), pede desculpas durante uma coletiva de imprensa em Tóquio na sexta-feira.
 
Sasaki disse que o astronauta enfrentará a ação disciplinar “apropriada”, mas acrescentou que as mudanças na viagem de Furukawa para a ISS planejada para o próximo ano “não foram consideradas”.
 
Desculpando-se pelo incidente, Sasaki disse: “o gerenciamento desleixado do experimento prejudicou a credibilidade dos (nossos) dados de pesquisa e o valor científico da pesquisa como um todo”.
 
O experimento envolveu 40 pessoas confinadas em um ambiente fechado por cerca de duas semanas em uma instalação em Tsukuba, na província de Ibaraki, a nordeste de Tóquio, entre 2016 e 2017 para avaliar seus níveis de estresse e bem-estar mental.
 

Furukawa se tornou o terceiro japonês a completar uma missão de longo prazo no espaço, depois de Koichi Wakata e Soichi Noguchi, quando viajou a bordo da espaçonave russa Soyuz e permaneceu na ISS por 165 dias.
 
Ele foi oficialmente certificado como astronauta em 2001, depois de trabalhar como cirurgião gastrointestinal.

Comentários