Projeto da 'Estação Espacial Gateway' Fica Mais Próximo Após Acordo Assinado Com o Governo do Japão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia publicada no final da noite de ontem (21/11) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o Governo do Japão irá contribuir com as ‘Missões Artemis’ da NASA, bem como a tecnologia japonesa irá contribuir para o projeto da Estação Espacial Gateway. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Estação Espacial na Lua Fica Mais Próxima Após Acordo Entre NASA e Japão
 
O Programa Gateway é uma colaboração internacional, que agora conta com o Japão, para fazer a primeira estação espacial ao redor da Lua
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
21/11/2022 - 22h00
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O governo do Japão vai contribuir com as missões Artemis da NASA, destinadas a favorecer a exploração lunar no longo prazo. A tecnologia japonesa vai estar ainda no projeto Gateway, que fornecerá muitas capacidades para exploração e pesquisa sustentadas no espaço profundo com uma estação espacial na órbita da Lua.
 
De acordo com a NASA, o Acordo de Implementação do Gateway representará uma oportunidade única para que um astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) participe como membro da tripulação do Gateway de uma futura missão do programa Artemis. Esse acordo é um compromisso formal que os EUA assumiram de levar um astronauta japonês a bordo de um foguete SLS, para além da órbita baixa.
 
Além disso, o Japão anunciou o compromisso de participar do Programa da Estação Espacial Internacional até 2030, o primeiro parceiro internacional a se juntar aos Estados Unidos no compromisso formal com as operações da estação espacial até 2030.
 
Até mesmo a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, admitiu que a aliança entre o Japão e os EUA favorecem a estabilidade e prosperidade na região do Indo-Pacífico, além de entregar muitos outros resultados”. Harris também reconhece que “as contribuições do Japão avançarão o conhecimento científico e protegerão nossos corajosos astronautas que exploram as profundezas do Espaço”.
 
Imagem: NASA/Divulgação
Representação artística da futura estação espacial lunar internacional Gateway, com a Lua ao fundo e a cápsula Orion se aproximando para ancoragem.
 
Para o administrador da NASA, Bill Nelson, “não há dúvida de que o acordo favorece a parceria EUA-Japão e fortalece a democracia em todo o mundo. Além disso, com este acordo, os EUA e o Japão criarão mais empregos bem remunerados, mais capacidades de pesquisa e desenvolvimento e uma capacidade crescente de competir juntos no século 21”. 
 
Pormenores do Acordo Entre Japão e NASA 
 
Agora, o Japão contribuirá com componentes críticos do módulo de Habitação Internacional (I-HAB) que fornecerá o coração das capacidades de suporte à vida da estação espacial Gateway, bem como espaço para a tripulação viver, realizar pesquisas e se preparar para atividades na superfície lunar durante as missões Artemis. O Japão também fornecerá o Sistema de Controle Ambiental e de Suporte à Vida (ECLSS) da I-HAB, funções do sistema de controle térmico e câmeras.
 
Outro ponto que também ficou sob responsabilidade do país asiático foi o fornecimento de baterias para o I-HAB, o módulo Posto Avançado de Habitação e Logística (HALO), a cabine inicial da tripulação para os astronautas que visitam o Gateway e o módulo de reabastecimento do Sistema Europeu de Fornecimento de Infraestrutura de Reabastecimento e Telecomunicações (ESPRIT).
 
A expectativa é de que essas contribuições do Japão apoiem estadias de longa duração no posto avançado em órbita lunar e permitam que as missões do Programa Artemis sejam bem-sucedidas à medida em que avançam na exploração e na pesquisa científica no Espaço.
 
O Programa Gateway da NASA é uma colaboração internacional para estabelecer a primeira estação espacial da humanidade ao redor da Lua como um elemento essencial das missões Artemis da NASA. Essa plataforma será crítica para o desenvolvimento de tecnologia e capacidades para apoiar a futura exploração de Marte.

Comentários