EMAER e COMGAP Realizam Visita Técnica as Obras Conduzidas pelo COMARA no Aeroporto da Base de Alcântara

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue uma nota postada ontem (11/11) no site oficial da FAB destacando que uma comitiva composta pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) esteve no dia 31/10 visitando o canteiro de obra da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em Alcântara (MA).
 
Pois é amigos, pelo visto o CLA já vem preparando o Aeroporto de Alcântara para atender as necessidades de operação da empresa Virgin Orbit e de outras futuras empresas que desejaram utilizar este aeroporto para realizar lançamentos espaciais. Portanto, como citado na matéria abaixo, a FAB vem realizando a construção de um novo pátio e de uma nova pista de taxi, com capacidade de receber aeronaves de grande porte do tipo do Boeing 747 e do Antonov 124, além é claro, da construção de um Terminal de Passageiros (TPS), a fim de assim facilitar o apoio ao CEA.
 
Entretanto amigos, temo que todo ou quase todo esse plano atualmente em execução do CLA venha a ser tremendamente prejudicado pela mudança de governo. Afinal de contas, vale lembrar que nada de positivo (na verdade muito pelo contrário) foi deixado no setor espacial como legado pela esquerda nos 16 anos que estiveram no poder (vide por exemplo, os casos da ACS e o enterro do Projeto do VLS, entre outras coisitas a mais). Enfim... 
 
Brazilian Space 
 
VISITA TÉCNICA
 
Ministério da Infraestrutura, EMAER e COMGAP Visitam Obra da COMARA em Alcântara
 
Durante a visita, integrantes da comitiva puderam inspecionar e acompanhar os trabalhos de terraplenagem e da concretagem do pavimento da área da nova pista de taxi e do pátio de estacionamento na região. 
 
Edição: Agência Força Aérea 
Revisão: Major Oliveira Lima 
Publicada em: 11/11/2022 - 13:10 
Fonte: COMARA 
 
Fotos: COMARA

Uma comitiva composta pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) visitou o canteiro de obra da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em Alcântara (MA), no dia 31/10. O objetivo do evento foi verificar o andamento da obra e mensurar as dificuldades encontradas para a execução dos trabalhos pela Instituição no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no estado do Maranhão.
 
Participaram da visita o Assessor Especial do Ministro da Infraestrutura, Marcelo de Canossa Macedo; o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe da Quarta Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Alexandre Hoffmann; o Diretor de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Eduardo Henn Bernard; e o Adjunto de Planejamento e Logística do COMGAP, Tenente-Coronel Aviador Enzo dos Santos Batista, que se fizeram acompanhar pelo Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira.
 

Na ocasião, o Oficial-General ressaltou a importância dos trabalhos realizados. “Após a conclusão das obras, a infraestrutura aeroportuária do Centro Espacial de Alcântara (CEA) será capaz de lançar artefatos aeroespaciais por meio de aeronaves”, pontuou o Major-Brigadeiro Nogueira.
 
A comitiva foi recebida pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. Houve, ainda, uma apresentação dos serviços realizados pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira, bem como sobre o andamento da obra como um todo.
 

Dando prosseguimento à visita, os membros da comitiva puderam inspecionar e acompanhar os trabalhos de terraplenagem e da concretagem do pavimento das novas áreas em construção.
 
A obra no CLA consiste na melhoria logística de acesso ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), com a construção de um novo pátio e uma nova pista de taxi, com capacidade de receber aeronaves de grande porte como o Boeing 747 e o Antonov 124. Além disso, está prevista a construção do Terminal de Passageiros (TPS), a fim de facilitar o apoio ao CEA.
 
O previsto é finalizar a terraplanagem e a concretagem até dezembro de 2022. Já a infraestrutura da obra terá previsão de entrega até dezembro de 2024.

Comentários