Veja Como Acompanhar ao Vivo a Chegada da 'Espaçonave Orion' a Órbita da Lua' Nesta Segunda-Feira (21)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue uma nota publicada hoje (20/11) no site ‘Olhar Digital’ tendo como destaque a informação de como os entusiastas do espaço poderão acompanhar a chegada da Missão Artemis 1 à órbita da Lua nesta segunda-feira (21). Fiquem atentos entusiastas do BS!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Acompanhe a Chegada da Missão Artemis 1 à Lua ao Vivo
 
Por Acsa Gomes
20/11/2022 - 10h22
Atualizada em 20/11/2022 - 10h24
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Lançada no topo do megafoguete Space Launch System (SLS) na última quarta-feira (16), a cápsula Orion fará seu sobrevoo mais próximo da Lua nesta segunda-feira (21). Esse momento histórico da missão Artemis 1 será transmitido ao vivo pela NASA TV, a partir das 9h15 (pelo horário de Brasília).
 
Segundo os planos da agência, a espaçonave vai chegar até 100 km de distância do astro no momento de maior aproximação, aguardado para as 9h57.
 

Ao chegar à Lua, o Módulo de Serviço Europeu, projetado e implantado na Orion pela Agência Espacial Europeia (ESA), será usado para realizar uma manobra que utilizará a gravidade lunar para permitir que a espaçonave entre na chamada “órbita retrógrada distante” na Lua.
 
“Retrógrada” se refere ao fato de que a cápsula vai girar em torno da Lua no sentido oposto ao que o astro orbita a Terra. E “distante” significa, na prática, que Orion alcançará 64 mil km além do nosso satélite natural, o que representa o ponto mais longe no espaço profundo que uma espaçonave de tripulação já esteve até hoje.
 
Depois de cerca de cinco dias nessa órbita, a cápsula retornará para o ponto mais próximo da Lua, a 100 km de altitude, de onde é possível observar as características distintas da superfície lunar, incluindo suas crateras de impacto. Então, ela usará esse sobrevoo próximo para usar a força gravitacional da Lua para acelerar de volta à Terra.
 
No caminho, ela vai descartar o módulo de serviço, para reentrar na atmosfera a 40.200 km/h. Nesse momento, a cápsula vai experimentar temperaturas de quase 2.800 graus Celsius, estando protegida pelo maior escudo térmico do mundo (com cinco metros de diâmetro).
 
Após a reentrada segura, serão acionados os paraquedas, para garantir um mergulho preciso no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, representando o teste final da espaçonave.

Comentários