Equipe de Cientistas da NASA Indica Que a 'Atividade Vulcânica em Vênus' Foi a Responsável Pela Alteração Climática do Planeta

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (21/11) no site “Sputnik Brasil”, destacando que uma equipe de cientistas da NASA indicou que uma prolongada atividade vulcânica em Vênus, foi a responsável pela alteração climática do planeta. Saibam mais lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Sociedade
 
Causas Que provocaram 'Morte Por Calor' de Vênus São Reveladas
 
05:13 21.11.2022
Atualizado: 21/11/2022 - 05:18 
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© Foto / NASA/JPL 

Uma equipe de cientistas da NASA indicou que uma prolongada atividade vulcânica em Vênus, que provocou a expulsão de uma grande quantidade de material magmático até sua superfície, foi responsável pela alteração climática do planeta. 
 
De acordo com a agência espacial norte-americana NASA, esta atividade fez com que o planeta passasse de quente e úmido a ser quente e seco. 
 
Na Terra, os locais extremamente volumosos de rochas magmáticas, conhecidos como grande província ígnea (GPI), foram formados por diversos eventos vulcânicos que possivelmente duraram centenas de milhares de anos. 
 
Pesquisas anteriores apontam que as GPI estão ligadas com as mudanças climáticas em grande escala que resultaram em cinco grandes episódios de extinção na história do nosso planeta, devido à liberação de gases tóxicos, bem como emissões de dióxido de carbono, responsáveis pelo aquecimento da Terra. 
 
Sendo assim, os especialistas acreditam que Vênus possa ter experimentado um vulcanismo similar ao da Terra. 
 
Além disso, eles propuseram que diversas grandes erupções, ocorridas simultaneamente em um curto período de tempo geológico, poderiam ter sido a causa principal da mudança climática em Vênus. 
 
"Vênus é o único corpo planetário no Sistema Solar que pode ter sofrido uma 'morte por calor'", destacou o pesquisador Michael Way. 
 
Atualmente, foram registradas temperaturas de aproximadamente 462 graus centígrados em Vênus, bem como uma pressão 90 vezes maior que a da Terra, com uma atmosfera composta em cerca de 95% por dióxido de carbono.

Comentários