Após Enfrentar Falhas a Pequena Sonda Lunar CAPSTONE da NASA se Aproxima de Seu Destino Final

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia postada ontem (11/11) no site ‘Olhar Digital’, destacando que apóes de enfrentado falhas, o cubesat lunar CAPSTONE da NASA finalmente está se aproximando de seu destino final e deve atingi-lo em 13 de novembro próximo. Saiba mais pela meteria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Após Falhas, Cubesat Lunar da NASA Se Aproxima de Seu Destino Final
 
A sonda CAPSTONE está a caminho da Lua e será promotora de inúmeros testes na órbita do satélite natural terrestre
 
Por Isabela Valukas Gusmão 
Editado por André Lucena 
11/11/2022 - 21h00
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O cubesat CAPSTONE, da NASA, após quatro meses de viagem, já está próximo do seu destino final: a Lua. Os funcionários da agência espacial norte-americana estimam que a sonda chegará em 13 de novembro, e levará pelo menos cinco dias para analisar dados, realizar manobras de limpeza e confirmar que está bem inserida na órbita da Lua.
 
CAPSTONE é uma abreviação do inglês para “Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment”. Trata-se de um pequeno observador, de 25 quilos, da Lua que foi enviado ao Espaço, em junho deste ano, apra estudar o astro que brilha no céu noturno terrestre.
 
A jornada até a Lua contou com alguns percalços, como o escurecimento da pequena sonda, no início de julho, pouco tempo após a separação do ônibus espacial Photon da Rocket Lab. Nessa ocasião, a equipe responsável pela missão conseguiu identificar rapidamente o problema e restituiu a comunicação com a sonda, no dia seguinte. Em um momento posterior, a CAPSTONE experimentou outra falha, que colocou a missão em risco. Felizmente, mais uma vez, a equipe conseguiu reverter o problema e colocou a sonda de volta em seu caminho para a Lua.
 
Em um comunicado, o CEO da Advanced Space, Bradley Cheetham, declarou que todas as situações enfrentadas pela sonda e pela equipe mostram a resiliência e o empenho empregado por todos na missão. Cheetham também é o principal investigador da CAPSTONE.
 
Imagem: Rodrigo Mozelli/Olhar Digital

Colaboração Entre a CAPSTONE e o Lunar Reconnaissance Orbiter 
 
De acordo com a NASA, o cubesat está indo para uma órbita de halo quase retilíneo (NRHO) ao redor da Lua. Esse mesmo caminho altamente elíptico também será ocupado pelo Gateway, uma pequena estação espacial que a NASA planeja construir como parte do programa Artemis.
 
Apesar de ninguém ter testado na prática, os cientistas acreditam que esse tipo de órbita lunar é altamente estável. Em todo o caso, a CAPSTONE será a primeira a fazer essa verificação, além de observar outras importantes características no ambiente da Lua, como testes de comunicação e navegação. Alguns desses testes serão conjuntos com o Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, que circula a Lua desde 2009.

Comentários