Novos Projetos do Megafoguete Chinês 'Long March 9' Mostram Que o Foguete SLS da NASA Já Está Obsoleto

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma matéria postada ontem (12/11) no site ‘Olhar Digital’, destacando que após novo design de megafoguete chinês Long March 9 mostra que o Foguete SLS da NASA já esta obsoleto.
 
Bom amigos, eu creio que, se for do desejo da NASA desenvolver um outro foguete mais barato e mais moderno para competir com esse foguete chinês, já existe no país tecnologia, competência e bastante tempo ainda para que Tio Sam venha atingir esse objetivo. No entanto, precisará primeiro ter o apoio do Governo e do Congresso americano.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Novo Design de Megafoguete da China Mostra Que o SLS da NASA Já Está Obsoleto
 
Novos projetos do megafoguete da China para missões a Lua mostram um design que supera o descartável SLS da NASA
 
Por Ronnie Mancuzo
12/11/2022 - 10h42
Atualizada em 12/11/2022 - 10h48
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Fonte: Imagem: Kirill Borisenko/Wikimedia Commons/CC 

Há alguns anos, a China decidiu que iria mandar astronautas para a Lua, iniciando então trabalhos intensos nesse sentido – que incluíram o desenvolvimento de um megafoguete chamado Long March 9. A inspiração dos chineses passava pelo gigantesco Space Launch System (SLS), da NASA.
 
Esse grandalhão está no centro dos trabalhos da missão Artemis, criada pela agência norte-americana para levar a humanidade de volta ao tão almejado satélite natural da Terra. E assim como o SLS, o Long March 9 foi pensado com um estágio central e propulsores que seriam totalmente descartáveis. 
 
Um Megafoguete Com Inspiração SpaceX 
 
Ou seja, para cada viagem, seria criado um novo megafoguete praticamente do zero. Procedimento que se viu “obsoleto” após a chegada de Elon Musk na parada. Ou melhor, após a chegada da SpaceX e do foguete Falcon 9, famoso por ter um primeiro estágio reutilizável. Os chineses parecem ter voltado os olhos para os desenvolvimentos da empresa norte-americana para mudar a estratégia com o Long March 9.
 

Nesse sentido, os engenheiros espaciais da China começaram a apresentar novos conceitos baseados em um perfil reutilizável do megafoguete. Talvez, até 100% reutilizável, como a SpaceX pretende para o poderoso Starship.
 
Se tiver sucesso nessa empreitada, os chineses poderão deixar o SLS da NASA comendo poeira.
 
O Long March 9 está programado para um lançamento inaugural por volta de 2030. Mas dado que o projeto ainda não foi finalizado – e que a China nunca realizou um pouso vertical controlado de um foguete – essa programação parece muito otimista. O mais provável é que o megafoguete chinês entre em operação por volta de 2035.

Comentários