'Cápsula Orion' da Missão Artemis 1 Quebra Recorde de Voo da Apollo 13

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia publicada ontem (27/11) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a Cápsula Orion’ da Missão Artemis 1, quebrou recorde de voo da Apollo 13. 
 
Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Artemis 1: Cápsula Orion Quebra Recorde de Voo da Apollo 13
 
A cápsula Orion viajou mais longe do que qualquer espaçonave projetada para transportar seres humanos antes
 
Por Jeniffer Cardoso
27/11/2022 - 14h31
Atualizada em 27/11/2022 - 14h37
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A cápsula Orion, enviada à Lua na missão Artemis 1, estabeleceu um novo recorde para um voo da NASA. No sábado (26), ela voou mais longe do que qualquer outra espaçonave projetada para transportar astronautas humanos já havia feito, superando o recorde anterior estabelecido pela Apollo 13, em 1970. Por volta de meio-dia, a Orion estava a aproximadamente 401.798 quilômetros da Terra.
 
De todas as missões que poderiam ter atingido a marca, já era esperado que a Artemis 1 tenha sido a única a fazê-lo. O plano de voo original da Apollo 13, aliás, nem previa um voo recorde. A distância de 400.171 quilômetros do nosso planeta só foi alcançada por um fato inesperado: uma explosão no meio da missão forçou a NASA a traçar um novo curso de retorno (mais longo) para módulo de comando Odyssey.
 
Com um suprimento limitado de oxigênio no Módulo Lunar Aquarius, a NASA precisava levar a Apollo 13 de volta à Terra o mais rápido possível. Foi aí que a agência estabeleceu uma rota de voo que usava a gravidade da Lua para lançar a missão ao nosso planeta. 
 

Entrada da Orion na Órbita da Lua 
 
Na sexta-feira (25), a missão Artemis 1, da NASA, alcançou mais um marco importante. A cápsula Orion usou o Módulo de Serviço Europeu, projetado e implantado pela Agência Espacial Europeia (ESA), para realizar uma manobra que utilizou a gravidade da Lua para entrar na chamada “órbita retrógrada distante” (DRO). 
 
O Que Vai Acontecer Com a Espaçonave da Missão Artemis 1 
 
Depois de cerca de cinco dias na DRO, Orion vai retornar para o ponto mais próximo da Lua, a 100 km de altitude, de onde é possível observar as características distintas da superfície lunar, incluindo suas crateras de impacto. Então, ela usará esse sobrevoo próximo para usar a força gravitacional da Lua para acelerar de volta à Terra.
 
No caminho, ela vai descartar o módulo de serviço, para reentrar na atmosfera a 40.200 km/h. Nesse momento, previsto para acontecer no dia 11 de dezembro, a cápsula vai experimentar temperaturas de quase 2.800 graus Celsius, estando protegida pelo maior escudo térmico do mundo (com cinco metros de diâmetro).
 
Após a reentrada segura, serão acionados os paraquedas, para garantir um mergulho preciso no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, representando o teste final da espaçonave.
 
Com 26 dias de duração, a missão Artemis 1 foi projetada, principalmente, para testar a cápsula Orion e o megafoguete Space Launch System (SLS), da NASA.
 
Seguindo essa missão, o próximo grande teste da nave Orion será o voo Artemis 2, que representará a primeira vez que a cápsula voará com tripulantes a bordo. Na ocasião, será percorrido o mesmo trajeto do voo não tripulado.
 
Mais tarde, com a missão Artemis 3, que está prevista para 2025 ou 2026, a cápsula finalmente pousará no polo sul da Lua, levando a primeira mulher e a primeira pessoa preta da história a pisar em solo lunar, mais de meio século depois da última vez que estivemos por lá, por meio das missões Apollo.

Comentários

Postar um comentário