NASA Prepara Para Se Despedir da 'Missão InSight' Apos 4 Anos em Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (02/11) no site “Canaltech”, destacando que a NASA começou a se despedir daMissão InSight’ que estuda interior do Planeta Marte. 
 
Pois é amigos, a nós do BS só nós resta dizer: 
 
Valeu Guerreira Insight! 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
NASA Começa a se Despedir da InSight Após 4 Anos de Missão em Marte
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
02 de Novembro de 2022 às 16h59
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

Prestes a completar quatro anos após seu pouso em Marte, a InSight começa a ser preparada para encerrar sua missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Ao longo do tempo, a poeira carregada pelas tempestades cobriu os painéis solares da sonda quase por completo e lhe resta pouco tempo de vida útil.
 
A equipe da NASA responsável pela missão trabalha para deixar tudo pronto para a “morte” da InSight. Para isso, alguns passos são fundamentais, e talvez o mais importante seja armazenar seus dados e torná-los acessíveis a pesquisadores de todo o mundo.
 
Esses dados contam a história do núcleo líquido de Marte, dos remanescentes variáveis de seu campo magnético quase extinto gravados na superfície, da atividade de terremotos — mais de 1.300 detectados pela InSight — e muitos outros fenômenos naturais de lá.
 
Do conjunto de sensores do sismômetro, apenas os mais sensíveis ainda estavam operando, disse Liz Barrett, que lidera as operações de ciência e instrumentos da equipe do JPL, acrescentando: “Estamos levando isso até o fim”. A equipe ainda ganhou um tempinho extra em setembro graças à pouca quantidade de tempestades de areia.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
A última "selfie" da InSight, de abril de 2022, mostra a sonda coberta de poeira.
 
Entretanto, essa sobrevida não se prolongou até janeiro de 2023, como os mais otimistas cogitaram. Além da InSight, a NASA também aposentará o ForeSight: uma espécie de réplica em tamanho real da InSight mantida no Laboratório de Instrumentos In-Situ do Jet Propulsion Laboratory da NASA.
 
Engenheiros usavam o ForeSight para praticar manobras e técnicas — por exemplo, maneiras de colocar instrumentos científicos na superfície marciana com o braço robótico da InSight. Agora, o ForeSight será encaixotado e armazenado.
 
Bruce Banerdt, pesquisador principal da missão, conta que a equipe vai “embalar [o ForeSight] com carinho. Foi uma ótima ferramenta, uma grande companhia para nós em toda essa missão”. 
 
Fim da InSight 
 
Quando a InSight perder duas tentativas consecutivas de comunicação com a Mars Relay Network (conjunto de satélites colocados em órbita do Planeta Vermelho para mediar a comunicação entre as sondas em solo e a Terra), a NASA declarará a missão como encerrada.
 
Não haverá medidas para tentar restabelecer o contato com a InSight. A única exceção é caso as falhas nas tentativas de comunicação forem devido a outros fatores.

Comentários