China Lança Com Sucesso 'Missão Shenzhou-15', Levando Novos Taikonautas Para à 'Estação Espacial Tiangong - 3'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada hoje (30/11) no site “Canaltech”, destacando que a China lançou com sucesso a ‘Missão Shenzhou-15’ levando Três Taikonautas para a Estação Espacial Tiangong-3. Saibam mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
China Lança Missão Shenzhou-15, Levando Novos Astronautas à Estação Tiangong
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
30 de Novembro de 2022 às 10h33
Fonte: Via: SpaceNews, SCMP 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: CCTV/framegrab

Nesta terça-feira (29), a China lançou a missão Shenzhou-15, que levou mais três astronautas à nova estação espacial Tiangong. O lançamento ocorreu durante o início da tarde com um foguete Long March 2F, que deixou a plataforma do Centro de lançamento de satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi. A manobra de acoplagem da nave com a estação foi concluída às 18h42 (horário de Brasília).
 
Os taikonautas Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu foram recebidos por Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe, tripulantes da missão Shenzhou-14 que já somam seis meses a bordo da estação. Os novos astronautas vão usar os suprimentos levados à estação pela missão cargueira Tianzhou-5, lançada à Tiangong no início de novembro. Esta é a primeira vez que tripulantes de diferentes missões da China se encontram no espaço.
 
(Imagem: Reprodução/CCTV)
Tripulações das missões Shenzhou-14 e Shenzhou-15.
 
Fei foi selecionado como um dos membros da primeira geração de astronautas da China em 1998, e realizou sua primeira missão ao espaço em 2005 como comandante da missão Shenzhou 6. Já Deng é o último membro ativo da primeira geração que irá servir em uma missão no espaço externo. Por fim, Zhang Lu faz parte da segunda turma de astronautas da China, e foi selecionado em 2010.
 
“Embora sejamos os tripulantes mais velhos em relação à idade média, estamos confiantes em nossas capacidades, já que ainda estamos ‘no estado da juventude’”, disse Fei. “Hoje, estou extremamente orgulhoso e empolgado de ir ao espaço novamente por meu país”, completou, durante uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (28).
 
A Shenzhou-15 é a última missão de uma série de 11 lançamentos planejados para construir a estrutura da estação e levá-la ao funcionamento completo de seus sistemas e componentes. A estação Tiangong foi concluída recentemente com o lançamento do módulo Mengtian, e deverá seguir permanentemente ocupada por pelo menos uma década.

Comentários