Pequena Sonda Lunar CAPSTONE Finalmente Alcança Seu Objetivo e Já Orbita o Satélite Natural da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia postada ontem (14/11) no site ‘Olhar Digital’, destacando a pequena Sonda Lunar CAPSTONE da NASA finalmente chegou a Lua e já se encontra orbitando o satélite natural da Terra. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Pequena Sonda CAPSTONE Chega à Lua Após Meses de Viagem
 
O foguete da CAPSTONE foi lançado no dia 28 de junho e tem a ambiciosa missão de ocupar a órbita que futuramente deve receber a estação espacial lunar da missão Artemis
 
Por Lucas Soares
14/11/2022 - 08h30
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Após meses de viagem, finalmente a sonda CAPSTONE, da NASA, chegou à órbita da Lua. O pequeno cubesat começou a orbitar nosso satélite natural na noite do último domingo (13) e é o primeiro equipamento do tipo a alcançar o astro para a coleta de informações.
 
Apesar da chegada bem-sucedida, a CAPSTONE teve muitos percalços em seu caminho. A nave da NASA teve seu lançamento adiado diversas vezes e durante seu longo trajeto chegou a perder a comunicação com a Terra em algumas situações.
 
“Nos próximos cinco dias, o CAPSTONE realizará duas manobras adicionais de limpeza para refinar sua órbita. Após essas manobras, a equipe revisará os dados para confirmar que o CAPSTONE permanece no caminho certo na NRHO (órbita em que foi colocada)”, disse a NASA em comunicado. 
 
Missão CAPSTONE é Importante Para os Objetivos da Artemis 
 
O foguete foi lançado no dia 28 de junho e tem a ambiciosa missão de ocupar e caracterizar uma órbita de halo lunar, a mesma órbita que será usada pela estação espacial Gateway da NASA daqui alguns anos.
 
O principal objetivo da NASA era verificar o quão estável é a órbita antes de realizar o lançamento do Gateway, parte fundamental do programa lunar Artemis. Além dessa verificação, o cubesat carrega alguns experimentos de navegação e comunicações, incluindo alguns em parceria com o Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA. Diante do imprevisto, o CAPSTONE não deverá chegar à Lua até 13 de novembro, como esperado.

Comentários