Startup 'STELLS SPACE' do Canadá Pretende Usar Rovers Para Recarregar Robôs na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma curiosa notícia publicada ontem (22/11) no site “Canaltech”, destacando que uma startup espacial canadense chamada ‘STELLS SPACE’ pretende usar (veja o vídeo) rovers para carregar robôs na Lua. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria que segue abaixo.
 
Simplesmente sensacional! Vejam vocês onde pode chegar a engenhosidade e inovação das startups quando existe um universo propício para esse tipo de desenvolvimento. São exemplos como esses amigos que nos mostra o quanto estamos longe de nos tornarmos um player importante no setor espacial, e a continuar com esses ‘cabeças de ovo’ dando as cartas, jamais seremos uma nação com grandes feitos no espaço. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Startup Canadense Quer Usar Rovers Para Recarregar Robôs na Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
22 de Novembro de 2022 às 18h34
Fonte: Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: STELLS

A startup canadense STELLS SPACE está desenvolvendo o rover Mobile Power Rover 1 (MPR-1) e planeja lançá-lo à Lua, onde servirá como uma “torre de energia” para recarregar os robôs explorando crateras em nosso satélite natural. A empresa planeja lançar o MPR-1 em 2025 com o lander Nova-C, da Intuitive Machines.
 
As crateras lunares em sombras permanentes são de grande interesse para os cientistas, já que podem conter pistas sobre o passado do Sistema Solar. Só que a luz do Sol nunca chega ali, e os rovers lançados para explorá-las precisam depender de suas baterias.
 
Assim, a STELLS quer oferecer o MPR-1 como uma solução para esta restrição energética. “Na STELLS, pegamos a ideia de ter uma tomada na parede e começamos a analisar como executamos tarefas diárias carregando dispositivos na Terra”, disseram, em um comunicado. Pensando neste cenário, o rover levaria então “cubos de alimentação” para o interior das crateras. 
 

O veículo ficaria posicionado na borda delas e abriria seus painéis solares. Depois, a eletricidade transmitida seria transferida para o cubo com a ajuda de cabos, onde os rovers de exploração das crateras poderiam se conectar a ele e, assim, seriam alimentados para seguir em suas atividades. 
 
Segundo a empresa, o Mobile Power Rover 1 poderá carregar robôs de exploração que tenham receptores STELLS ou bobinas de outros fornecedores. “O projeto visa avançar um passo significativo na exploração lunar, com destino à presença de longo prazo na Lua”, disseram. 
 
A ideia de oferecer “estações de energia” na Lua não é nova. No ano passado, um grupo de cientistas da Universidade de Harvard analisou a possibilidade de construir torres com quase 20 km de altura na Lua, que elevariam painéis solares para a produção de energia. Enquanto isso, a NASA e o Departamento de Energia dos EUA investigam sistemas conceituais de produção de energia em solo lunar, com base na fissão nuclear.

Comentários