[Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 7] E o Edital do VLPP?

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Recebi a informação de que nesta segunda-feira (12/12), caso não haja mais um adiamento, a FINEP deverá anunciar o grupo vencedor do tal edital do 'Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), edital que teve, se as minhas fontes estiverem corretas, a inscrição de 4 grupos participantes lideradas pelas seguintes empresas:
 
 
* Avibras Indústria Aeroespacial 
* Akaer 
* Cenic Engenharia 
* Siatt - Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico 
 
Todas essa empresas lideram grupos (consórcios) formados por outras empresa menores e entre elas, algumas startups espaciais brasileiras. 
 
Essa semana tive contato com dois profissionais de empresas ligadas a esses grupos, e não demorou muito para perceber que o primeiro deles está motivado e acreditando nesta iniciativa da FINEP, sem contudo deixar de olha-la com certa cautela. Já o outro, parece acreditar, mesmo que não tanto quanto o primeiro, ao mesmo tempo em que já vive certa incertezas devido a questões que não tenho autorização para abordar.
 
De minha parte eu disse a ambos que não tenho duvida nenhuma de que essa iniciativa vai acabar como todas que até hoje acabaram, e que a única coisa que vai resultar disto tudo é que, se não vier a dá certo, seja qual for o governo que esteja no poder no futuro, recursos não voltarão a ser aplicados nesta história de 'Veiculo Lançador da Satélite' nacional. Podem esquecer, será o fim de um sonho. 
 
É claro que dentro de algumas dessas empresas (especialmente nas startups), existem profissionais sérios e muito competentes tecnicamente, mas também existe gente sem competência nenhuma e oportunistas de plantão que estão fazendo de tudo para meterem a mão nesses 190 milhões do edital. 
 
Lembro a vocês que na [Edição 5 do Papo Rápido] (veja abaixo) dissemos que, segundo a minha fonte, haveria naquele momento indícios de um esforço da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) para dirigir esse Edital de Subvenção de tal forma que o 'Consórcio Plasma Hub + Cenic' viesse a vencer o edital, ou seja, um vergonhoso 'Jogo de Cartas Marcadas'. 
 
Portanto amigos, como cidadão brasileiro que sou, e que já perdeu por demais a confiança neste sistema corrupto e viciado de décadas, para mim tanto faz quem realmente venha vencer este edital, pois no final das contas, não temos como fazer nada, pelo menos não este que vos fala. 
 
Aproveitando, segue abaixo as seis outras edições da coluna Papo Rápido: 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 1] O Barco Está a Deriva - 14/01/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB  - Edição 2] Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC) - 16/02/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 3] A Verdade Sobre o Quantitativo de Motores S50 - 09/03/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 4] Será o VLM Abandonado? - 30/05/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 5] Será o Edital do VLPP 'Cartas Marcadas'? - 22/10/2022 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 6] Missão Lunar Proposta Pela ASB a AEB - 19/11/1922

Comentários