Característica Rara Foi Detectada Por Equipe de Pesquisadores em Três 'Rajadas Rápidas de Rádio (FRBs)'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (27/12), no site “Canaltech”, destacando que uma equipe de pesquisadores usou dados do maior radiotelescópio do mundo para encontrar uma ‘Polarização Circular’ nas misteriosas e famosas Rajadas Rápidas de Rádio (FRBs, na sigla em inglês), repetidas e ativas, algo que nunca foi observado antes.  Esta descoberta amigos poderá ajudar a revelar a natureza de um dos eventos mais misteriosos do universo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Característica Considerada Rara é Detectada em Três Rajadas Rápidas de Rádio
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
27 de Dezembro de 2022 às 20h40
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA's Goddard Space Flight Center

Uma equipe de pesquisadores usou dados do maior radiotelescópio do mundo para encontrar uma polarização circular em rajadas rápidas de rádio repetidas e ativas — algo nunca observado antes. A descoberta pode ajudar a revelar a natureza de um dos eventos mais misteriosos do universo.
 
Rajadas rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) são flashes tão intensos que podem superar a energia produzida pelo Sol em um mês, ou até mesmo um ano. Elas vêm do espaço profundo, mas os astrônomos ainda não sabem como e por quê.
 
Algumas dessas rajadas duram apenas alguns milissegundos e desaparecem para sempre, mas outras, mais raras — menos de 5% das FRBs já identificadas — se repetem, tornando o mistério ainda mais intrigante.
 
O primeiro flash repetidor conhecido é catalogado como FRB20121102A, enquanto o primeiro repetidor persistentemente ativo conhecido é o FRB20190520B. O Radiotelescópio Esférico com Abertura de 500 Metros (FAST) forneceu dados de episódios ativos de ambos os eventos, com detalhes da polarização desses sinais de rádio.
 
(Imagem: Reprodução/Feng et. al./Science Bulletin)
Dessas duas rajadas rápidas de rádio repetidas, a polarização circular foi encontrada em apenas 5% das rajadas.
 
Carregando informações importantes sobre as ondas do espectro eletromagnético, a polarização é uma das propriedades fundamentais da luz e outros tipos de emissões — como o próprio rádio. Muitas fontes de luz, como o Sol, emitem luz não polarizada, mas em todas as FRBs repetidas foi encontrada polarização linear.
 
Anteriormente, a FRB20201124A (descoberta após as outras duas mencionadas acima) foi o primeiro caso de uma FRB repetitiva apresentar polaridade circular. Se considerarmos todos os tipos de rajada rápida de rádio, a polarização circular foi encontrada em 5% dos eventos detectados.
 
Agora, para a surpresa dos cientistas, o FAST revelou uma polarização circular tanto em FRB20121102A quanto na FRB20190520B. Com essas descobertas, o número de FRBs repetidas com essa propriedade subiu de um para três. Pode parecer pouco, mas também são poucas as amostras de rajadas de rádio repetidas existentes. Isso sugere que, talvez, essa característica esteja presente em muitas outras FRB repetidas do que se imaginava até então, podendo ser até mesmo algo comum.
 
Uma análise mais profunda da polarização usando o FAST pode ajudar a obter resultados mais conclusivos sobre o assunto e, até mesmo, sobre os próprios mecanismos das FRBs, aproximando os cientistas à solução do mistério sobre a origem desses eventos.
 
O artigo que descreve as descobertas foi publicado no Science Bulletin.

Comentários