UNOOSA e PNUD se Unem a AEB Para Fortalecer o Setor Espacial Brasileiro

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (16/12) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e o Programa Nacional de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) se uniram a AEB para (segundo a matéria) fortalecer o Setor Espacial Brasileiro. Saibam mais pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
AEB, UNOOSA e PNUD se Unem Para Fortalecer o Setor Espacial Brasileiro
 
O acordo busca aumentar a capacidade da AEB de fomentar uma economia espacial forte e sustentável no Brasil 
 
Com informações do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior
Publicado em 16/12/2022 - 09h05
Atualizado em 16/12/2022 - 09h24
 

Nova parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e o Programa Nacional de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), visa gerar economias espaciais nacionais prósperas, responsáveis ​​e sustentáveis.
 
Um dos benefícios do acordo entre as instituições é a prestação de assistência técnica especializada para apoiar a AEB no desenvolvimento do setor espacial nacional. O resultado esperado é proporcionar desenvolvimento socioeconômico e aprimorar a cooperação e parcerias da AEB com atores públicos e privados.
 
Por meio deste projeto, os parceiros contribuirão diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal nos ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Inovação e Infraestrutura na Indústria) e ODS 17 (Parcerias).
 
Os fundos serão usados ​​para conduzir pesquisas sobre o setor espacial brasileiro, desenvolver material de aprendizado online, realizar treinamento para apoiar a força de trabalho espacial nacional e organizar a primeira Conferência de Economia Espacial da ONU, em 2024.
 
O diretor de Planejamento, Orçamento e Administração da AEB e, também, diretor Nacional do Projeto BRA/20/021, Aluísio Camargo, acredita que a parceria trará diversos benefícios ao Programa Espacial Brasileiro (PEB). “A economia do espaço consiste em uma ampla gama de atividades e no uso de recursos que criam e fornecem valor e benefícios para a humanidade durante a exploração, compreensão, gerenciamento e utilização do espaço. Pensando nisso, este acordo visa, principalmente, aumentar a capacidade da AEB de fomentar uma economia espacial forte e sustentável em nosso país e, além disso, intensificar as parcerias no setor espacial, a incluir todos os atores públicos e privados envolvidos em desenvolver, proporcionar e utilizar produtos e serviços relacionados com o espaço.”
 
O setor espacial brasileiro é um nicho promissor que pode impulsionar o crescimento da economia, o capital humano, a transformação tecnológica e a inovação. Além de apoiar a coleta de dados e pesquisas científicas sobre questões-chave para mudanças climáticas e conservação ambiental. “Essa parceria com o UNOOSA e a AEB, que combina diferentes competências e vocações da instituição, será fundamental para ampliar as capacidades locais para promover a economia espacial e aumentar as oportunidades do Brasil no mundo”, afirma a representante residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta.
 
“Com sua miríade de efeitos positivos, o setor espacial impulsiona o crescimento econômico e acelera o desenvolvimento sustentável. Construir a capacidade dos Estados Membros de se beneficiarem do espaço está no cerne da missão da UNOOSA de trazer os benefícios do espaço para todos, em todos os lugares. Estamos entusiasmados em trabalhar com o PNUD e a AEB na promoção da economia espacial no Brasil”, finaliza o diretor interino da UNOOSA, Niklas Hedman. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários