Dia 20/12 o 'Satélite CBERS-4A' Estará Completando 4 Anos em Órbita da Terra

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (16/12) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE)’, informando que na próxima terça-feira (20/12) o ‘Satélite Sino-Brasileiro CBERS-4A’ estará completando 4 anos em órbita da Terra. Saibam mais pela nota abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
CBERS 4A Completa 3 Anos
 
Publicado em 16/12/2022 - 15h34 
 

Na próxima terça-feira o Satélite CBERS 04A completa três anos em órbita. Lançado em 20 de dezembro de 2019 da base chinesa de Taiyuan, o satélite é o sexto do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). 
 
O CBERS 04A é um satélite de classe mundial, que leva a bordo três câmeras, sendo duas brasileiras (MUX e WFI) e uma chinesa (WPM). A multiplicidade de sensores permite ao CBERS 04A produzir imagens capazes de atender diversas aplicações, como monitorar desmatamentos, queimadas, o nível de reservatórios, desastres naturais, a expansão agrícola e o desenvolvimento das cidades, entre outras. Cada câmera possui um nível de resolução capaz de gerar imagens no detalhamento necessário conforme a aplicação. 
 
A câmera WPM, com resolução espacial de 2m na banda pancromática e 8m nas bandas multiespectrais, com revisita de 31 dias e faixa de imageamento de 92km, é ótima para estudos urbanos que requerem informações bastante detalhadas. 
 
A câmera MUX possui resolução espacial de 20m, revisita de 26 dias, faixa de imageamento de 95km, quatro bandas no visível e infravermelho próximo, e produz imagens de alta qualidade, comparáveis às produzidas pelos melhores satélites de sua classe em todo o mundo, sendo indicadas para estudos hídricos, de vegetação e de agricultura. 
 
A câmera WFI, de campo largo de 684km, possui resolução espacial de 63m, revisita de 5 dias, tem boa qualidade radiométrica e geométrica, e é utilizada em aplicações como o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) e o Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite (PRODES), que fornecem apoio à fiscalização e ao controle do desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado. 
 
De forma análoga ao que já vinha acontecendo com as imagens do CBERS-4, que completou 8 anos em órbita no último dia 07 de dezembro, muitas imagens do CBERS 04A estão sendo usadas por empresas dos setores agrícola, florestal e de mineração. Para o INPE, responsável pela execução no Brasil pelo Programa CBERS, a forte demanda do setor privado demonstra que as imagens do satélite agregam valor aos negócios, como fonte de informações estratégicas. 
 
O programa é gerenciado pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pela CNSA (Administração Nacional Espacial da China), tendo como executores técnicos o INPE e a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial). 
 
O Programa CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite), marco fundamental da cooperação espacial brasileira, teve início oficialmente há mais de 30 anos, quando Brasil e China assinaram o acordo para o desenvolvimento do projeto Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. A iniciativa CBERS resultou no lançamento de seis satélites: CBERS-1, CBERS-2, CBERS-2B, CBERS-3, CBERS-4 e CBERS-4A.

Comentários