'Saibam Mais Sobre o 'Rover Rashid-1' dos Emirados Arabés Unidos, Que Foi Lançado Pela SpaceX Junto com o Módulo Lunar Japonês HAKUT-R

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Já no inicio da noite de ontem (12/12), foi publicada uma pequena matéria no site “Canaltech”, tendo como tema a Missão do Módulo Lunar Japonês HAKUT-R, que foi lançada no domingo (11) pela SpaceX e já abordada aqui, no entanto a matéria deu mais desataque ao ‘Rover Rashid 1 dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que acompanha a missão japonesa. Lembrando que já abordamos essa missão aqui no BS em outra oportunidade. Saiba mais abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Missão M1 é Lançada Pela SpaceX Com Rover dos Emirados Árabes Unidos
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
12 de Dezembro de 2022 às 19h55 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Mohammed bin Rashid Space Centre

A SpaceX realizou no domingo (11) o lançamento de um módulo lunar japonês com um rover dos Emirados Árabes Unidos (EAU), dando início à exploração espacial dos dois países. Uma pequena sonda da NASA também foi enviada à Lua nesta missão.
 
O lançamento se deu após alguns imprevistos e adiamentos — a data seria entre os dias 9 e 15 de novembro, mas uma mudança transferiu o lançamento para o dia 30 de novembro. Por fim, a SpaceX reagendou para o dia 11 de dezembro para um preparo melhor.
 
(Imagem: Reprodução/Mohammed bin Rashid Space Centre)
Protótipo do rover Rashid 1.
 
À frente da Mission 1 (M1), está a empresa japonesa ispace, que aposta no desenvolvimento de uma economia cislunar. Ao lado do módulo de pouso Hakuto-R, o foguete Falcon 9 também carregou o rover Rashid 1, dos EAU.
 
Este rover tem peso de 10 quilos e será o primeiro robô dos Emirados Árabes Unidos na Lua, e também o menor já enviado até lá. Ele deverá tirar fotos com seu conjunto de câmeras para estudar a geologia lunar e sua missão dure um dia lunar (14 dias terrestres).
 
Hakuto-R, o módulo de pouso japonês, será a primeira empreitada espacial da ispace e demonstrará as capacidades de pouso da empresa. Se tudo der certo, a ispace planeja lançar a M2 à Lua em 2024 e a M3 em 2025 — esta última para levar equipamentos da agência para a Lua.
 


Depois da M3, a ispace lançará duas missões por ano para levar cargas úteis de terceiros à Lua e ajudando a desenvolver a permanência sustentável na superfície lunar.

Comentários