Sugestão a FAB/INNOSPACE: Não Deixem de Transmitir o Lançamento do Foguete HANBIT-TLV
Olá leitores e leitoras do BS!
São 03:11 da manhã no momento em que começo a escrever essas 'poucas palavras, pois estava sem sono e pouco antes resolvi navegar na net. Comecei então pelo Canal do BS no YouTube pensando em responder alguns dos comentários novos de nossos entusiastas, sempre postados em nossos vídeos, e foi lá que um deles nos perguntou se iríamos transmitir o lançamento do foguete sul-coreano da 'Operação Astrolábio'.
Bom leitor, é claro que gostaríamos de realizar esta transmissão, e se possível direto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), mais além do BS não ter sido convidado pela FAB ou pela INNOSPACE para essa tarefa, não há qualquer indicio (pelo menos até o momento) de que seja feita qualquer transmissão direta deste lançamento, o que é simplesmente lamentável.
Vale ressaltar que os programas espaciais mais bem sucedidos do mundo contam com apoio popular, e justamente para cultuar esse apoio, todos se valem de transmissões abertas de eventos como esse (sejam governos, sejam empresas), sendo esta uma grande oportunidade para o Brasil difundir as atividades espaciais para a Sociedade Brasileira.
Uma transmissão oficial aberta no youtube, como a NASA sempre realiza, onde canais alternativos como o BS pudessem acompanhar com os seus seguidores, marcaria em todos sentidos este grande momento para o CLA e para o PEB, quando um foguete privado profissional suborbital de uma outra nação estará sendo lançado do Território Brasileiro pela primeira vez. Um momento histórico que merece uma melhor divulgação para a Sociedade Brasileira.
No entanto, vale aqui lembrar que, apesar desse momento marcante, não será esta a primeira vez que um foguete estrangeiro foi lançado do Território Brasileiro, já que este título cabe ao pequeno 'Foguete Experimental WARR-Ex 2', que foi lançado com sucesso do 'Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)' em maio de 2015, porém como o nome mesmo diz, ele era experimental, e foi desenvolvido por alunos da 'Universidade Técnica de Munique - Technische Universität München (TUM)'. Saibam mais sobre essa missão universitária alemã no Brasil aqui e aqui.
Pois então, como brasileiro que sou, espero que a FAB ou a própria INNOSPACE, se for o caso, tome uma posição quanto a isto, premiando assim a toda Sociedade Brasileira e Coreana.
Está feita aí a nossa sugestão.
Brazilian Space
Qual a data de lançamento?
ResponderExcluirOlá Paulo Henrique Féres!
ExcluirSegundo o que disse em uma entrevista recente o risonho Presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura, o lançamento está previsto para ocorrer entre os dias 16 e 19 de dezembro, tá ok? Abs
Amigos, convido a todos que queiram assistir a esse grande espetáculo a se deslocarem até São Luís. Das praias de São Marcos, Ponta da Areia e da Península da Ilha são os melhores lugares para se assistir aos lançamentos do Centro Espacial. A visão é melhor de quem estar em Alcântara, diz o CLA. Quem estiver nos locais acima terá uma visão privilegiada do lançamento. O expectador vai estar a apenas 15 Km do local do lançamento e numa posição frontal, separado da base apenas pelas águas da baía de São Marcos. Já assisti deste locai o lançamento de um foguete de treinamento. A visão é cheia, emocionante, espetacular. À noite se vê nitidamente as luzes do CLA. E, como este diz, os locais citados são os melhores para se expectar os lançamentos. Como não existe nenhuma barreira entre o expectador e o local do lançamento, você ver o foguete partindo desde o momento zero até sumir no espaço. Ver saindo do chão.
ResponderExcluirOlá Edvaldo Coqueiro!
ExcluirÉ sempre uma satisfação tê-lo aqui com a gente, e obrigado pela dica aos nossos leitores. Abs