Operação TEXUS 57

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA 
 
Operação:  Texus-57 
Foguete: VSB-30
Número do voo do foguete: 32 
Data de lançamento: 01 de outubro de 2022 
Horário: às 08:26 no horário local (06:26 UTC) 
Apogeu do voo: Não divulgado (aproximadamente em média 250Km) 
Tempo de voo: Não divulgado 
Tempo de Microgravidade: Não divulgado (Aproximadamente e, média 6 minutos)
Massa da Carga Útil: Não divulgado 
Local: Esrange Space Center (ESC) - Kiruna (Suécia)
Objetivo: Transportar quatro experimentos científicos e tecnológicos para serem experimentados em ambiente de microgravidade.
Resultado: Sucesso Total
 
Carga Útil Embarcada
 
- Experimento TEKUS do projeto BTU "DEPIK" - Teve como objetivo estudar como o calor e a massa são transferidos em fluidos sob condições espaciais. Os resultados da missão serão usados ​​em várias aplicações, como a otimização de trocadores de calor em sistemas especiais de resfriamento, como os usados ​​em satélites, bem como em aplicações terrestres. 
 
- Experimento - Não divulgado 
 
- Experimento - Não divulgado 
 
- Experimento - Não Divulgado 
 
Instituições Envolvidas: 
 
ESA - Agência Espacial Europeia
DLR - Centro Aeroespacial Alemão
DLR MORADA - Base Móvel de Mísseis do DLR
SSC - Swedish Space Corporation (Suécia)
ADS - Airbus Defence & Space (European)
OBH - OBH-System (former EADS Astrium and Kayser Threde)
BTU - Brandenburg University of Technology - Cottbus (Alemanha) 
 
Instituições Indiretamente Envolvidas
 
AEB - Agência Espacial Brasileira
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço
DCTA - Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial
 
VSB-30 é Lançado com Sucesso na Europa 
 
Após ter sido adiada no inicio de março de 2022, pouco antes do lançamento do foguete da missão, a 'Operação TEXUS 57' finalmente foi concluida com sucesso, após o lançamento do foguete brasileiro VSB-30 do 'Centro Espacial de Esrange', na Suécia, em sua primeira tentativa de lançamento ocorrida às 08:26 horario local (06:26 UTC), do dia 1º de outubro de 2022 (um sábado), permitindo assim carregar 4 experimentos europeus para serem testados no espaço em ambiente de microgravidade. Este que foi o trigésimo segundo lançamento do Foguete VSB-30 que nao teve nem o tempo de voo e nem a a sua altitude alcançada.
 
O TEXUS (Experimentos Tecnológicos em Gravidade Zero) é o programa de foguetes de sondagem mais bem-sucedido e duradouro do mundo, sendo que o seu primeiro foguete foi  lançado em dezembro de 1977. O Programa TEXUS ajuda os cientistas a conduzir experimentos biológicos, científicos de materiais e físicos sob condições espaciais por uma fração do custo. O programa também desempenha um papel importante na preparação de experimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os clientes incluem a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Alemã (DLR) trabalhando em conjunto com várias universidades. Em média, dois foguetes deste Programa são lançados a cada 18 meses, utilizando foguetes brasileiros VSB-30 de dois estágios e 13 metros de comprimento ​desde 2005, lançados que são do Centro Espacial Esrange, um local quase desconhecido no extremo norte da Suécia, acima do Círculo Polar Ártico, pois de lá, a carga científica pode ser facilmente recuperada e devolvida às equipes de pesquisa menos de duas horas após o lançamento.
 
VÍDEO:
 

FOTOS:
 
Equipe da Missão TEXUS 57.

Comentários