Operação Astrolábio: Prestes de Realizar o Seu Lançamento, Nota da FAB Apresenta 10 Curiosidades Sobre Esta Operação
Olá
leitores e leitoras do BS!
Segue abaixo mais uma nota postada ontem (09/12)
no site oficial da FAB, destacando 10 curiosidades sobre a Operação Astrolábio que está prestes de
ser finalizada às 06 hrs desta segunda-feira (19/12), com o lançamento do Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV (primeira tentativa de lançamento).
Brazilian Space
ESPACIAL
Saiba Mais Sobre a Operação Astrolábio e
o Foguete a ser Lançado a Partir de Alcântara
Pela primeira vez no Brasil, será realizado um lançamento
experimental em conjunto com uma empresa privada de outra nação
Por Tenente Carolina Redlich
Edição: Cap
Emília
Publicada em: 17/12/2022 - 13:35
Fonte: DCTA
Fotos: Sargento Petherson / DCTA
Prestes a ser lançado do Centro de Lançamento de
Alcântara (CLA), no Maranhão, o foguete sul-coreano HANBIT-TLV, que transportará
carga útil 100% brasileira, é resultado de uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial (DCTA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), e a empresa
sul-coreana Innospace. Pela primeira vez no Brasil, será realizado um
lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outra nação e a
Operação, intitulada Astrolábio, é repleta de curiosidades. Confira:
1 – Astrolábio - Desenvolvido pelo matemático
grego Hiparco na Grécia Antiga, o astrolábio era um instrumento usado para
calcular a posição dos astros a partir de princípios geométricos. Também era
utilizado para calcular a altitude de objetos, a profundidade de poços e para
precisar as horas e localizações geográficas. A partir do século XV, o
astrolábio tornou-se um importante instrumento de navegação. Com ele, era
possível determinar a latitude das embarcações e as direções em que deveriam
navegar. A palavra astrolábio deriva das palavras gregas “astron”, que
significa estrela e “lambanein”, pegar/seguir, ou seja, “Astrolábio” quer dizer
“seguir as estrelas”. Além disso, o instrumento sempre era operado por duas pessoas
em parceria, o que também explica a escolha do nome, pois a Operação baseia-se
em um esforço conjunto do DCTA e da empresa INNOSPACE, trabalhando em
consonância para o sucesso da missão.
2. Números - O foguete mede 16,5 m de comprimento
e possui massa na ordem de 8,4 toneladas. A velocidade máxima que pode atingir
é cerca de 4.600 km/h. O apogeu – que corresponde à altitude máxima que um
foguete atinge – é estimada entre 80 e 100 km/h para o HANBIT-TLV.
3. Meio Ambiente – Não existe impacto ambiental
gerado pelo lançamento. Os gases emitidos se dissipam rapidamente na atmosfera
ao longo do voo. Também não há impacto ao meio marítimo.
4. Utilização – O veículo, da maneira como
está configurado, somente pode ser utilizado para experimentos tecnológicos e
científicos. Ou seja, o foguete não pode ser usado para fins militares.
5. Tecnologia – O HANBIT-TLV utiliza um
sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia
híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de
parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida
e de menor custo.
6. Carga Útil – O veículo é equipado com a
carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida
pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço
(IAE), unidade que faz parte do DCTA.
7. Salvaguarda - O conhecimento sobre a tecnologia
do SISNAV não é acessível aos estrangeiros. Todas as informações obtidas por
telemedidas estarão encriptadas e só serão decodificadas pelo pessoal técnico
do IAE. A mesma proteção sobre a tecnologia do foguete é aplicada neste caso,
ou seja, os dados coletados do HANBIT-TLV apenas servirão à Innospace.
8. Investimento – Todos os custos com o foguete e
sistema de lançamento, bem como a logística envolvida, foram custeados
integralmente pela empresa Innospace. É muito complexo mensurar o valor
investido especificamente no SISNAV, uma vez que se confunde com o próprio
desenvolvimento de parte importante do Programa Espacial Brasileiro.
Investimentos foram realizados, por exemplo, desde sua concepção ainda no
Instituto de Estudos Avançados (IEAv), que concebeu os primeiros girômetros a
fibra óptica nacionais. O desenvolvimento incluiu a construção de laboratórios
de aferição e testes dos sensores, além de demonstradores de conceito
tecnológico com várias formas de processamento de sinal e diferentes
arquiteturas de trabalho, além de ensaios em voo e em lançamentos suborbitais.
9. Diferencial - O principal diferencial do HANBIT
é o emprego inédito da tecnologia de propulsão híbrida como combustível de
foguetes nesta categoria, altamente visada dentro do emergente mercado
denominado New Space, pois trata-se de uma tecnologia mais acessível em termos
de custo e tempo de produção.
10. Segurança - O lançamento de um foguete em um
centro espacial requer vasta gama de procedimentos de segurança que englobam
desde o transporte de equipamentos, treinamento de equipes, aferição de
equipamentos de precisão, certificação internacional, protocolos de segurança
para a população local e instituições que não estão ligadas ao CLA até o
envolvimento de todas as equipes técnicas do centro a fim de garantir a
segurança.
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