Taikonautas Chineses Retornam à Terra Após Passarem Seis Meses na Estação Espacial Chinesa Tiangong-3

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, uma notícia foi postada ontem (05/12) no site ‘Olhar Digital’ destacando que Taikonautas chineses da ‘Missão Shenzhou-14’  que passaram seis meses em órbita retornaram a Terra neste domingo (04). Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Taikonautas Retornam à Terra Após Missão de Seis Meses na Estação Espacial da China
 
Lançada em junho, a missão Shenzhou-14 foi responsável por concluir a construção da estação espacial Tiangong
 
Por Flavia Correia
05/12/2022 - 15h45
Atualizada em 05/12/2022 - 20h56
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Após uma temporada de seis meses trabalhando para concluir a construção da estação Tiangong, um símbolo do ambicioso programa espacial da China, os três astronautas da missão Shenzhou-14 retornaram à Terra no domingo (4). 
 
Imagem: Xinhua/Li Gang 
Os três tripulantes da missão Shenzhou-14 quando foram apresentados em uma solenidade realizada no Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, pouco antes do lançamento. Chen Don, Liu Yang e Cai Xuzhe trabalharam na estação Tiangong por cerca de seis meses, retornando à Terra neste domingo (4).
 
Segundo a emissora de TV estatal CCTV+, a cápsula que transportava o comandante Chen Dong e os também chamados taikonautas (designação local) Liu Yang e Cai Xuzhe pousou no deserto de Gobi, no norte do país asiático, aproximadamente às 17h10 (pelo horário de Brasília). 
 
O trio se sobrepôs por quase cinco dias com três colegas da missão Shenzhou-15, que chegaram ao laboratório orbital na quarta-feira (30), também para uma estadia de cerca de 180 dias. Isso marcou a primeira vez que a China teve seis astronautas no espaço ao mesmo tempo, com a estação Tiangong tendo sua lotação máxima. 
 
Imagem: Xinhua/Li Gang 
Profissionais de saúde recepcionam a tripulação de Shenzhou-14 após pouso na Terra.
 
Em torno de 40 minutos após o pouso, eles foram retirados da cápsula por profissionais de saúde, para serem examinados. Todos sorriam e aparentavam estar em boas condições, acenando alegremente para os trabalhadores no local de pouso. 
 
“Tenho muita sorte de ter testemunhado a conclusão da estrutura básica da estação espacial chinesa depois de seis meses ocupados e gratificantes no espaço”, disse Chen, que foi o primeiro a sair da espaçonave. 
 
Crédito: Guo Zhongzheng/Xinhua
Tripulantes das missões Shenzhou-14 e Shenzhou-15 dividiram o mesmo espaço na estação Tiangong, sendo a primeira vez que o laboratório orbital teve sua capacidade máxima lotada.
 
Enquanto estavam em Tiangong, Chen, Liu e Cai supervisionaram cinco acoplamentos de cargueiros no laboratório orbital, entre eles, aquele que transportava o último dos três módulos da estação. Além disso, eles realizaram três caminhadas espaciais, transmitiram uma palestra de ciência ao vivo da estação e conduziram uma série de experimentos. 
 
Em 2003, a China tornou-se a terceira nação a lançar astronautas em órbita por conta própria, depois da antiga União Soviética e dos EUA. 
 
Conforme destaca o site Phys, o país também tem no currículo missões não tripuladas à Lua: seu rover Yutu 2 foi o primeiro a explorar o lado oculto pouco conhecido do nosso satélite natural, e sua sonda Chang’e 5 retornou rochas lunares à Terra em dezembro de 2020 pela primeira vez desde a década de 1970. 
 
As autoridades têm considerado uma eventual missão tripulada à Lua, embora nenhum cronograma ainda tenha sido oficializado.
 

Comentários